Valor Econômico, v. 20, n. 4960, 14/03/2020. Internacional, p. A9

Argentina anuncia fechamento das fronteiras por quinze dias

Marina Guimarães



O presidente Alberto Fernández anunciou na noite de ontem, o fechamento das fronteiras da Argentina por 15 dias.

“Sabemos que o vírus não vêm só da Europa.. vem pelas fronteiras terrestres, vem de turistas de zona de risco”, disse Fernández. “Nada pode entrar, salvo cidadãos argentinos ou estrangeiros residentes.”

Com 56 casos confirmados de infecção por coronavírus e duas mortes, o governo da Argentina voltou a endurecer as medidas de contenção para evitar a propagação da doença e ganhar tempo para preparar o sistema de saúde.

“A situação não se agravou, mas acredito que se atacarmos o problema agora será melhor e evitaremos que aumente. Temos que ganhar tempo para preparar nosso sistema de saúde”, disse o presidente, que também suspendeu as aulas até 31 de março.

As medidas foram anunciadas após uma reunião ministerial de emergência na tarde de ontem.

Na quinta-feira, Fernández já havia declarado estado de emergência sanitária na Argentina por um ano e suspendeu por um mês a chegada de voos das zonas consideradas de risco: EUA, China, Coreia do Sul, Japão, Irã e todos os países da Europa. Também impôs quarentena aos residentes que visitaram estes países.

O governo argentino determinou ainda a suspensão, por um mês, todas as competições esportivas com participação internacional, congressos, shows, e demais eventos com grande concentração de pessoas.