Valor Econômico, v. 20, n. 4960, 14/03/2020. Empresa, p. B6

Crise chega aos hotéis com pedidos para adiar e cancelar reservas
Bruno Villas Bôas

O adiamento de grandes eventos e viagens turísticas por causa do novo coronavírus começaram a ser sentidos pelo setor de hotelaria no Brasil, que registra crescentes pedidos de cancelamentos ou postergação das reservas de estadias para o segundo semestre, informam executivos e associações.

Diretor-geral do Sheraton São Paulo WTC e do WTC Events Center, Fernando Guinato diz que três eventos que estavam previstos para serem realizados nas próximas semanas acabaram cancelados, afetando também a hospedagem. Dois desses eventos devem ser remarcados para o segundo semestre. São feiras para públicos de mil pessoas cada.

“Na terça-feira passada tínhamos o cenário de cancelamentos de apenas 5% das reservas do hotel para as semanas seguintes, mas o quadro do coronavírus evoluiu rapidamente. Na sexta-feira, nossa preocupação já está em como administrar o caixa, pagar folha, com a desaceleração do segmento”, disse o executivo.

Guinato, que também é vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP), disse que o calendário tende a ficar abarrotado no segundo semestre deste ano e que a tendência é que nem todos os eventos possam ser atendidos. “Nós e o mercado não vamos ter espaço para comportar tudo que está previsto”, afirmou.

Peter Van Voorst Vader, presidente do Conselho do Louvre Hotels Group Brazil, afirmou que os primeiros cancelamentos de hospedagens partiram de comitivas estrangeiras nos hotéis em Brasília. “Os impactos vão ocorrer, mas não sabemos ainda sua extensão”, afirmou ele. “Na China, aparentemente, foram três meses para controlar o avanço. “Já temos um plano de ação alinhado com os hotéis para lidar com a situação.”

Ulisses Andrade, sócio-diretor do hotel Midas Rio Convention Suites, ao lado do Riocentro, no Rio, disse que o adiamento da convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e da feira Super Rio Expofood, que seriam realizados de 16 a 18 de março, provocou uma série de pedidos de cancelamentos no hotel.

Segundo ele, o hotel tem buscado reter hóspedes para o próximo semestre, quando os eventos devem ser retomados. “Vamos garantir o mesmo preço e a reserva para as datas que forem definidas dos eventos. Temos conseguido reter parte dos hóspedes. Mas estamos revendo toda a série de pedidos de cancelamentos no hotel.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) informou que também tem buscado garantir que medidas preventivas de contenção do coronavírus no Estado do Rio sejam realizadas. Uma cartilha explicativa foi encaminhada aos hotéis com orientações oficiais dos órgãos responsáveis.

O comunicado acrescenta que os hotéis estão promovendo reuniões setoriais com os gestores de recursos humanos, governança e recepção para reforçar orientações aos funcionários sobre as particularidades na operação, que vão desde reforço na higienização de maçanetas até o atendimento e orientações diretas aos clientes.