Título: Vírus atinge a Rússia
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2005, Internacional, p. A12
Gripe do frango se espalha e chega ao país
MOSCOU - A gripe do frango continua se espalhando pelo mundo. Depois de, na semana passada, ter chegado à Europa, atingindo Grécia, Turquia e Romênia, agora é a vez da Rússia. O Ministério da Agricultura do país confirmou ontem que foram encontradas aves contaminadas pelo vírus H5N1 - que já causou a morte de 60 pessoas na Ásia - na região de Tula, 300 km ao Sul da capital Moscou.
- Isso confirma nosso prognóstico de uma globalização da doença - disse Nikolai Vlassov, subchefe do Departamento de Controle Veterinário. Já o ministro da Agricultura, Alexei Gordeyev, tentou acalmar a população:
- Não faz sentido dramatizar a situação. Está claro que o avanço da gripe das aves na Rússia foi localizada.
Logo após o anúncio, a Comissão Européia anunciou que vai ampliar a restrição à importação de aves da Rússia.
A doença foi detectada também na região ocidental do país, nos patos selvagens de Kalmukia, no Mar Cáspio. Mas, nesse caso, o diagnóstico ainda precisa ser confirmado. A notícia assustou tanto a população que o estoque do medicamento para a gripe do frango nas farmácias acabou. Na Romênia, exames feitos por especialistas britânicos confirmaram a presença do vírus H5N1 em um segundo foco, em Maliuc, delta do Danúbio, no Sudeste. Um outro foco foi identificado na China, onde 2,6 mil aves morreram na Mongólia. A União Européia divulgou também a suspeita de um caso na Macedônia. Em Brasília, o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, anunciou um plano de contingência contra a gripe do frango, como havia publicado o JB. Além da compra estimada em R$ 200 milhões do remédio Tamiflu, suficiente para o tratamento de 9 milhões de pessoas, o governo pretende capturar e examinar as espécies migratórias que no país.
- Nós não queremos é ser pegos de surpresa por uma doença tão grave com magnitude universal - disse o ministro.