Título: Bush pressiona Abbas
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 21/10/2005, Internacional, p. A9

WASHINGTON - George Bush pressionou ontem, na Casa Branca, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, a combater mais intensamente as os grupos armados como ''única forma de conseguir a paz com Israel''.

- Para se avançar, é preciso começar pelo confronto à ameaça que as gangues armadas representam a uma Palestina genuinamente democrática - disse o presidente americano. - A curto prazo, a Autoridade Nacional Palestina precisa ganhar a confiança de seus vizinhos rejeitando e combatendo o terrorismo.

Bush lembrou, ainda, que a retirada de judeus de colônias da Faixa de Gaza e da Cisjordânia havia criado novas oportunidades e responsabilidades para os palestinos. Embora se dizendo mais ''confiante'', o presidente admitiu, pela primeira vez, que o Estado palestino poderá só ser criado quando ele não estiver mais no poder.

Abbas, por sua vez, se defendeu, dizendo que já estava empenhado em combater as ações de terror.

- Tomamos medidas efetivas ao impor o Estado de direito e a ordem pública e ao proibir os protestos armados - afirmou, acrescentando que Israel precisava fazer mais para promover a paz.