Título: Governador se reúne com presidente do PFL
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 18/10/2005, Brasília, p. D3
Sugerindo ou não um futuro governador do DF, as pesquisas deixam claro que o apoio de Roriz é fundamental para garantir o bom desempenho do candidato no pleito de 2006. Entretanto, mesmo sabendo da influência que tem na escolha do sucessor, o governador insiste em não escolher seu candidato. - O governador continua trabalhando politicamente para que os cinco nomes citados como os possíveis apoiados [Maurício Corrêa, Tadeu Filippelli, Maria de Lourdes Abadia, Paulo Octávio e José Roberto Arruda]. O governador continua insistindo em uma unidade dos cinco pré-candidatos. Assim, ele acredita que será possível ganhar a eleição ainda no primeiro turno - afirma Paulo Fona, porta voz do governador.
Segundo Fona, Roriz vai se basear nas pesquisas para a escolha de seu candidato, mas não como único critério.
- Ele vai considerar a capacidade de aglutinação do candidato, os compromissos de continuidade dos projetos tocados por ele [Roriz]e a repercussão desse nome diante da opinião pública. Mas é o feeling pessoal do governador que vai prevalecer - informa Fona.
As declarações do porta voz correspondem às expectativas do senador Paulo Octávio. Ele acredita que Roriz vai escolher aquele que tiver maior comprometimento com Brasília.
- Nós do PFL estamos honrados com a preferência do eleitorado, mas ainda é cedo, tenho consciência que há muito trabalho pela frente. A política é muito dinâmica e os fatos modificam os números - declara o senador.
Enquanto Roriz não escolhe quem vai apoiar, as articulações continuam. Nesta semana, o senador Jorge Bornhausen (PFL - SC), presidente nacional da legenda, se reunirá com o governador. Na pauta de discussões está o apoio de Roriz ao deputado José Roberto Arruda ou a Paulo Octávio.
Como Arruda lidera as pesquisas, há maior possibilidade do governador apoiar o deputado para o Buriti. Paulo Octávio descarta a chance de Bornhausen pedir apoio ao deputado.
- O senador Bornhausen é político sábio sabe que Brasília vai bem graças ao presidente do partido, que sou eu. Ele sabe que a decisão deve ser tomada pelo partido no DF - frisa Paulo Octávio.
Segundo o pefelista, a decisão do candidato oficial do partido deve ser tomada na convenção da legenda no dia 30 de junho do próximo ano.
- Até lá muita coisa vai contecer muitos npuemros vão mudar - diz.
A assessoria de imprensa de Arruda não conseguiu entrar em contato com o pré-candidato. (L.N)