Título: GDF se reúne com moradores da área afetada
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 20/10/2005, Brasília, p. D4

Especulação e falta de informação preocupam deputados e secretários

A deputada distrital Anilcéia Machado (PMDB), líder do governo na Câmara Legislativa, disse ontem que o governo, preocupado com a especulação política e com a saúde dos moradores do Lago Oeste, resolveu realizar hoje, às 10h, na Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste), uma reunião entre todos os órgãos do governo que estão atuando na área e os representantes da população afetada. Ela disse que os moradores do Lago Oeste não estão desassistidos e que o governo vem tomando providências, como a interdição de poços e a coleta de material, para verificar o que está acontecendo.

- Hoje o governo vai ao local para prestar esclarecimentos à população - contou.

O presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa, deputado Augusto Carvalho (PPS), o vice-presidente, Chico Floresta (PT) e a deputada Eliana Pedrosa (PFL), membro da comissão, estavam preocupados com a falta de informações oficiais para a população.

- Os moradores encontram-se na mais completa ignorância. A imprensa divulgou que ninguém deveria consumir a água do Lago Oeste, mas a Caesb não havia se manifestado -, falou o presidente da comissão.

Após a reunião de ontem, no Lago Oeste, Augusto Carvalho disse que a comissão resolveu tomar algumas decisões. Em primeiro lugar, vai exigir que a Caesb venha a prover os moradores de água própria para consumo; em segundo lugar, marcou uma audiência pública para hoje às 19h na associação, com a presença dos moradores; e em terceiro lugar vai solicitar que a Assessoria de Fiscalização e Controle (Asfico) da Câmara Legislativa, que dispõe de engenheiros e técnicos especializados, designe um membro para acompanhar o trabalho que está sendo feito.

Augusto Carvalho informou, ainda, que haviam vários laudos que indicavam índices de contaminação diferentes e bem elevados se comparado ao índice permitido.

Eliana Pedrosa disse que sabia que o governo estava tomando as providências, mas que falhou na comunicação.