Correio Braziliense, n. 21772, 26/10/2022. Política, p. 2

Campanha entrega parecer contra rádios

Ingrid Soars


A campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ontem à noite, uma petição acompanhada de um link público do Google Drive com acesso a uma planilha de horários que comprovaria que oito emissoras de rádios teriam reproduzido mais inserções a favor do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que do chefe do Executivo.

Entre as citadas estão as rádios Bispa FM e Hits FM, de Recife; e Integração FM, de Surubim, as três de Pernambuco; e Clube FM, de Santo Antônio de Jesus; Povo FM, de Feira de Santana; Viva Voz, de Várzea da Roça; Povo FM, de Poções; e Extremo Sul FM, de Itamaraju, todas na Bahia.

Na segunda-feira, em pronunciamento à imprensa, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que Bolsonaro teve 154 mil inserções de rádio a menos do que Lula nas últimas duas semanas. Os dados foram levantados por uma auditoria particular contratada pela campanha do presidente.

Logo após o anúncio de Faria, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, deu prazo de 24 horas para que fossem apresentadas provas da denúncia feita pelo ministro. O magistrado destacou que a petição protocolada pelo partido, na ocasião, não tinha “qualquer prova e/ou documento sério, limitando-se o representante a juntar um suposto e apócrifo ‘relatório de veiculações em rádio’”.

 

Gravidade

O QG de campanha de Bolsonaro rebateu, ontem, a pecha de documento “apócrifo” dada por Moraes. O grupo reconheceu que o primeiro relatório não teve assinatura de ninguém, mas destacou que o nome da empresa foi informado ao longo do documento.

“Trata-se de empresa devidamente contratada pela campanha, com observância rigorosa de todos os requisitos legais envolvidos e plenamente habilitada para a análise técnica levada a efeito, que possui no seu objeto social”, justificou.

“Para que se aquilate a gravidade da irregularidade noticiada, a título exemplificativo, pôde-se comprovar, em pequena amostragem de oito rádios (nominalmente referidas), em apenas uma semana, significativa discrepância de 730 inserções, em desfavor da campanha do candidato peticionário”, diz a manifestação ao TSE.

Com o objetivo de demonstrar a autenticidade material da documentação preliminar, a campanha anexou à petição uma declaração da empresa Audiency Brasil Tecnologia Ltda., firmada por meio de assinatura digital do representante legal, Anacleto Angelo Ortigara, assim como seu currículo lattes. (IS)