Título: Garotinho faz ato em Brasília
Autor: Paulo Celso Pereira e Rodrigo Camarão
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2005, País, p. A7

Em meio à ameaça de Jorge Picciani que foi recebida com alvoroço no Palácio Guanabara, o presidente do PMDB, Anthony Garotinho, embarcou ontem para Brasília para lançar, oficialmente, sua pré-candidatura à Presidência da República pela legenda.

Para o ato, Garotinho convidou cerca de 3.000 peemedebistas, a maior parte do baixo clero do partido. O ex-governador preparou discurso em que atacará o PT e o PSDB, criando a expressão ''petecano'', um híbrido de petista e tucano.

Secretário de Governo do Rio, Garotinho também pretende se licenciar do cargo para se dedicar exclusivamente à campanha para o Planalto.

Terceiro colocado na eleição presidencial de 2002, pelo PSB, Garotinho será o primeiro a se inscrever na prévia do PMDB em solenidade na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. A convenção está marcada para o dia 5 de março e as inscrições terminam dia 15 de fevereiro.

No PMDB, são citados como postulantes à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva os governadores Germano Rigotto (RS), Roberto Requião (PR) e Jarbas Vasconcelos (PE), além de Garotinho.