Título: Bandidos espancam triatleta
Autor: Gustavo de Almeida
Fonte: Jornal do Brasil, 21/10/2005, Rio, p. A15
Bando lança três granadas em assalto na Barra
Seis assaltantes impuseram momentos de terror a moradores da Rua Intendente Costa Pinto, na Barra da Tijuca. O triatleta Raul Furtado Pereira, 25 anos, foi espancado e teve parte da orelha direita cortada pelos bandidos, que, na fuga, lançaram três granadas e trocaram tiros com policiais. A ação teve início por volta das 6h. Raul abriu o portão de sua casa, na região conhecida como Barrinha, a pedido do vizinho Davi Semanário. Os bandidos aguardavam do lado de fora e renderam o triatleta, que foi amarrado dentro de casa.
Os bandidos exigiram dinheiro e ficaram revoltados ao perceberem que na casa só havia R$ 40. O grupo começou a espancar Raul e, fazendo ameaças, os assaltantes cortaram parte de sua orelha direita com uma faca. Davi também foi atacado com socos e pontapés. Os dois foram socorridos numa clínica da Barra e liberados.
- Raul está muito traumatizado com a violência que sofreu. Os bandidos pegaram o dinheiro, rasgaram e enfiaram na boca dele com o cano de uma arma - disse Talita Wendleing, de 24 anos, mulher da vítima, que não estava em casa na hora do assalto.
Os gritos de dor de Raul despertaram a atenção de outro vizinho. O taxista Guido Sias Tortoioli, 44 anos, após observar pela janela a movimentação, ligou para a polícia.
- Eu ouvi gritos e latidos do cachorro. Ao ver pela janela um cara armado com o rosto coberto por uma touca- ninja, imediatamente chamei a polícia - lembrou Guido. Por muito pouco ele não foi ferido na troca de tiros entre bandidos e policiais do 31º BPM (Recreio):
- A polícia chegou em menos de cinco minutos e começou a trocar tiros com os ladrões. Foi nessa hora que eu saí de casa e tentei correr para onde os policiais estavam. Os bandidos começaram a atirar em minha direção e explodiram uma granada. Estou vivo por sorte - contou.
A granada foi detonada perto do assaltante Arthur Almeida Abreu. Ferido, ele foi socorrido pelos policiais do 31º BPM (Recreio) e encaminhado ao Hospital Miguel Couto. Após ser medicado, Arthur foi transferido para a 16ª DP (Barra). A ação durou cerca de duas horas. Na casa, foram encontrados dois revólveres calibre 38, uma faca e uma granada.
Após intensa troca de tiros com a polícia, o bando fugiu pela mata, levando um DVD e uma máquina fotográfica.
Segundo a PM, um outro bandido foi baleado e escapou. Até o fim da tarde de ontem, policiais militares e civis fizeram buscas na mata, seguindo rastros de sangue deixados pelo bando. O delegado Antonio Ricardo, da 16ª DP (Barra), revelou que o bandido preso mora na favela Cruzada São Sebastião, no Leblon. Ele já cumpriu pena de três anos de reclusão e estava em liberdade condicional.
Condomínios fechados deixaram de ser sinônimo de segurança no Rio. Recentes assaltos a esse tipo de moradia demonstram que a vigilância privada muitas vezes é ineficiente na proteção dos que vivem atrás de muros. Para os representantes comunitários da Barra, a inauguração da nova sede do 31º BPM - em construção na Avenida Salvador Allende, no Recreio - poderá ajudar a amenizar o problema. Em agosto, a governadora Rosinha Matheus disse que a obra estará pronta em dezembro e que terá um efetivo de 800 homens.
Com Ana Paula Verly