Título: Família de Pinochet em guerra
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2005, Internacional, p. A9

Um dos filhos do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, Marco Antonio Pinochet, que está sendo processado por ter contas secretas no exterior, pediu ontem ao juiz Sergio Muñoz que seu irmão mais velho também seja submetido a uma acareação.

Marco Antonio pretende demonstrar que não foi o único filho do ex-presidente a utilizar identidades falsas para ocultar a movimentação bancária que a família mantinha no exterior. Ele pede que Augusto Pinochet Hiriart (filho) explique a origem das contas das quais era titular, esclareça em qual período as manteve ativas e quais atividades realizou na cidade de Simi Valley, Califórnia (Estados Unidos). Até agora, foram descobertos US$ 27 milhões em transações.

A petição de Marco Antonio, o único filho processado junto a sua mãe, Lucia Hiriart, revela dados até agora desconhecidos e evidencia o rompimento entre os familiares do ex-ditador.

Na carta apresentada, pede que seu irmão explique como administrou os bens familiares depois de 1979 e quem gerenciou o dinheiro de seu pai na década de 80.

Para Marco Antonio, é necessário ainda que seu irmão justifique o uso de identidades falsas em viagens ao exterior, como Augusto Del Pino Huerta, Oswald Hiriart e Oswald Hiriarte. (Ansa)