Título: Europeus acalmam população
Autor: Claudia Bojunga
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2005, Internacional, p. A12

Numa tentativa de acalmar a população, ministros das relações exteriores da União Européia afirmaram ontem, após um encontro, que o risco de uma pandemia de gripe de frango entre humanos não aumentou depois da contaminação de aves em três países do continente: Grécia, Turquia e Romênia. Com o mesmo objetivo, o premier turco, Tayyip Erdogan, e o ministro da Agricultura da Hungria, Imre Németh, comeram frango diante da imprensa.

Enquanto isso, eram identificadas mais 12 aves na Romênia infectadas com o mal.

O Comissário de Saúde da UE, Markos Kyprianou, alertou, por sua vez, para o perigo de se tomar antigripais sem prescrição médica. O medo de uma expansão da gripe do frango pela Europa tem aumentado a procura pelo Tamiflu - único remédio considerado eficaz no combate à doença.

Até ontem, o site eBay vendia o Tamiflu. Chegaram a ser feitas 28 ofertas, com o preço mais alto oferecido por um frasco chegando a R$ 405,27. As vendas foram suspensas pois, segundo as regras do site, medicamentos sem receita médica não podem ser leiloados.

Mais da metade dos 25 países da UE já encomendou antivirais. Eles também adotaram medidas preventivas e campanhas de esclarecimento público.