Título: Cúpula deixa Executiva local decidir
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2005, Brasília, p. D1

O senador Jorge Bornhausen (PFL- SC) decidiu: não quer se intrometer na escolha do nome que disputará a vaga ao Governo do Distrito Federal nas eleições do ano que vem. A decisão coincide com o discurso do senador Paulo Octávio e contraria os aliados do deputado José Roberto Arruda. Ambos são pré-candidatos do partido para a corrida ao Palácio do Buriti. Apesar de estar com encontro marcado com o governador Joaquim Roriz (PMDB) para esta semana, Bornhausen não confirma que tratará do apoio de Roriz à candidatura do PFL ao GDF, segundo informou sua assessoria. De acordo com a equipe que trabalha com Bornhausen em seu gabinete, ele sempre reitera que a decisão sobre a candidatura ao governo do DF deve ser tomada pelos correligionários locais. Paulo Octávio, confiante na aprovação de seu nome como candidato oficial do PFL, concorda.

- Esse é o recado apropriado. Cada unidade da Federação definirá o seu candidato. O senador Bornhausen é experiente e sabe que Brasília tem Executiva funcionando bem - disse Paulo Octávio.

Segundo o senador, a decisão do nome que representará o partido na corrida ao Palácio do Buriti será tomada dentro do PFL em prévias ou na convenção marcada para junho do ano que vem.

- O candidato do partido será escolhido pela legenda - frisou o senador, presidente do PFL em Brasília e membro da Executiva local do partido.

Rival de Paulo Octávio na busca pela candidatura ao GDF, Arruda também faz parte da Executiva da legenda. O deputado ocupa o cargo de vice-presidente do PFL local.

Os dois candidatos haviam firmado um acordo para a escolha do nome oficial do partido. Pelo acordo, sairia candidato quem estivesse melhor nas pesquisas e conquistasse o apoio do governador Roriz. Paulo Octávio não confirma o trato.

- Tem pessoas que querem conturbar o partido e eu não vou admitir isso - disse o senador sem citar nomes.

Encontro - O porta-voz do governador Roriz, Paulo Fona, confirmou o encontro de Bornhausen com Roriz, mas disse que não há data marcada para a reunião. Como presidente nacional do PFL, o senador deve pedir o apoio de Roriz para a candidatura da legenda ao Buriti. As últimas pesquisas mostram que o apoio do governador nas campanhas será importante para a conquista da vaga à frente do Palácio do Buriti. Os assessores de Bornhausen, não confirmam que a conversa com Roriz tratará das eleições do ano que vem.