Título: Falta de informações, maior queixa na escola
Autor: Adriana Bernardes
Fonte: Jornal do Brasil, 19/10/2005, Brasília, p. D5
No Centro de Ensino Fundamental do Lago Oeste, o clima é de incerteza. O diretor da escola, professor Antônio Jorge Rodrigues da Silva, explica que até agora lhe faltam informações. -Estamos angustiados. Não sabemos com o que estamos lidando, o que é esse produto químico e o que ele realmente faz com o nosso organismo - disse.
O funcionamento da escola deve voltar ao normal a partir de quinta-feria, quando a Caesb deve regularizar o abastecimento de água. Desde o dia 29, os alunos dos três turnos da escola têm sido liberados mais cedo.
Cheiro ruim - A contaminação só foi descoberta porque, logo no início do semestre, os alunos reclamaram do gosto e cheiro ruins da água.
Como a escola e a caixa d'água passaram por reforma no período de férias, o diretor comunicou o fato a secretaria de educação.
- Uma técnica informou que a caixa d'água havia sido impermeabilizada com uma manta de asfáltica e que era para esvaziar e lavar o recipiente. Fizemos isso e não adiantou - disse Silva.
O diretor relata que só no dia 22 de setembro os técnicos da Vigilância Ambiental apareceram para coletar amostras. No dia 29, chegaram com o resultado e interditaram o local, mesmo sem coletar amostras do poço artesiano, o que foi feito no dia 4 deste mês. O resultado também apontou alto índice de benzeno na água.
Protesto - Hoje, às 9h30, na Escola Classe do Lago Oeste, será realizado um ato público sobre a questão da contaminação da água no Lago Oeste. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Legislativa está convidando a população, o sindicato dos professores e entidades da região para debater a questão, já que até agora não foi identificada a fonte da poluição.
Segundo o deputado Augusto Carvalho, presidente da Comissão, este ano pesquisadores da UnB visitaram 350 postos e concluíram que 50% não atendem às normas de segurança para evitar contaminações ao meio ambiente. Um assunto que precisa ser amplamente debatido pela comunidade.