Título: Sim
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 23/10/2005, País, p. A7

Em busca do que chamam de ''uma cultura de paz'', os defensores do voto Sim usam muitas estatísticas para mostrar como a proibição da venda de armas de fogo pode reduzir o número de homicídios no Brasil, país com maior número de mortes por armas de fogo no mundo. Em 2003 foram 108 mortes por dia, quase 40 mil no ano.

- Sabemos que proibir a venda de armas não resolverá definitivamente a criminalidade, mas resolve o crime por motivo fútil - diz o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da frente parlamentar Brasil sem Armas.

Abaixo, os principais argumentos do Sim:

A redução de mortes

No ano passado, pela primeira vez desde 1992 caiu o número de mortes por armas de fogo no país. A redução de 8,2% é atribuída à campanha pela entrega voluntária de armas e à implantação do Estatuto do Desarmamento. Foram 3.234 vidas salvas.

Homicídios banais

Pelos dados da Polícia Civil de São Paulo, o primeiro motivo para homicídios é ¿vingança¿ entre pessoas que se conhecem e que não possuem nenhum vínculo com o tráfico de drogas ou outras atividades criminosas. Os latrocínios ¿ roubos seguidos de morte ¿ representaram só 5% deles.

Acidentes

Com menos armas, diminuem os acidentes domésticos. Em 2002, a cada dia, duas crianças de até 14 anos eram feridas por tiros acidentais.

O fim dos jovens

Arma de fogo é a primeira causa de morte de homens jovens no Brasil.

A lenda da proteção

Segundo o FBI, para cada ocasião em que se fez uso defensivo de arma de fogo com homicídio justificável, houve 185 mortes com arma de fogo em homicídios, suicídios ou acidentes. Segundo uma pesquisa realizada no Estado do Rio, ¿a chance de morrer numa reação armada a roubo é 180 vezes maior de que morrer quando não há reação.

As vítimas mulheres

Segundo o Datasus, nas capitais brasileiras, dois terços dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro. Segundo dados do FBI, relativos a 1998, para cada vez que uma mulher usou uma arma em legítima defesa, 101 vezes esta arma foi usada contra ela.

As armas dos bandidos

80% das armas apreendidas pela policia do Rio de Janeiro de 1993 a 2003 são revólveres e pistolas e 76% são brasileiras. Pesquisa do governo do Rio mostra que das armas usadas em crimes entre 1999 e 2005, 61% pertenciam a ¿cidadãos de bem¿ e foram desviadas. Só em São Paulo, entre 1993 e 2000 foram roubadas, furtadas ou perdidas 100.146 armas.

Caso da Austrália

Na Austrália, 5 anos depois de uma lei que praticamente proibiu a venda de armas de fogo, a taxa de homicídios por arma de fogo caiu 50%. Enquanto os Estados Unidos, liberal com as armas, aparecem é o oitavo país mais violento do mundo, segundo a Unesco.