Título: Diploma para 40 mil alunos
Autor: Clarisse Meireles
Fonte: Jornal do Brasil, 23/10/2005, País, p. A8

Lula participa de formatura coletiva no Rio

O presidente Lula participou ontem no Rio da cerimônia de entrega de diplomas de cerca de 40 mil adultos recém-alfabetizados pelo programa Brasil Alfabetizado, parceria entre o Ministério da Educação, o Sesi e a Firjan. A formatura ocorreu na área que abrigou a última edição do Rock in Rio, em Jacarepaguá. Entre os formandos - moradores de diversos municípios do Estado do Rio, 33 mil jovens e adultos aprenderam a ler e escrever e outros 4.500 alunos - receberam o certificado de conclusão da quarta série do ensino fundamental.

Acompanhado da primeira-dama Marisa Letícia, o presidente chegou às 11h30 e fez um rápido discurso depois do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e do presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira. Na solenidade, também estavam presentes os deputados Jorge Bittar, Antonio Carlos Biscaia e Luis Sérgio, do PT fluminense. Falando de improviso, o presidente parabenizou os formandos, entregou o diploma pessoalmente a alguns deles, chamados ao palco, e fez previsões para os próximos anos.

- Se Deus quiser estarei vivo para voltar aqui no ano que vem e ver mais alunos alfabetizados e novas turmas formadas. No outro ano, haverá mais turmas ainda, até que esses alfabetizados entrarão na universidade, até o dia em que não teremos mais necessidade de turmas de alfabetização para adultos - disse Lula.

Numa das várias referências que fez a Deus, Lula afirmou que, se um ateu visse a formatura coletiva de pessoas que viveram grande parte das vidas sem saber ler, passaria a acreditar em Deus.

- A transformação precisa de um ser superior, e quem acredita nele sabe que nada é impossível.

Durante a solenidade, também foi assinado convênio entre o Ministério da Educação e a Firjan, por meio do Sesi-RJ, para a continuidade do ensino fundamental até a oitava série de 5 mil alunos que acabam de concluir a quarta série e estão recebendo o certificado de conclusão do curso. O projeto tem orçamento de R$ 5 milhões, sendo 40% custeados pelo Ministério da Educação.

Um dos alunos que receberam o diploma das mãos de Lula foi Maria das Dores Santos Silva, de 94 anos, a aluna mais velha das turmas de ensino fundamental, atualmente cursando a quarta série.

- Ela nos dá uma lição de moral, mostrando que é brasileira, por isso não desiste nunca - disse o presidente, em referência a um slogan criado neste governo para aumentar a auto-estima do brasileiro.

Segundo Lula, este programa difere de outros aplicados anteriormente por garantir que o aluno aprenda não apenas a escrever o próprio nome, mas efetivamente a ler.