Título: Clima foi tranqüilo em todo o país
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 24/10/2005, País, p. A6

A votação do referendo transcorreu sem maiores problemas em todo o Brasil, na avaliação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em todo o país, 1.995 urnas foram substituídas, o que representa 0,62% do total. Em 146 seções eleitorais a votação teve de ser feita manualmente. Os números foram considerados baixos pelo TSE, já que representam 0,05% do total. No Rio, segundo o TRE, menos de 1% de urnas eletrônicas apresentaram defeito. - Tudo correu muito bem. Foi um domingo como outro qualquer, como se não tivesse havido sequer votação na cidade - comentou o presidente do Tribunal, desembargador Marlan de Moraes Marinho.

Do total de 28.231 urnas informatizadas, apenas 254 em todo o estado não funcionaram corretamente (cerca de 0,9%). Destas, 238 foram substituídas. As outras 16 foram trocadas pela votação manual, o que representa 0,05%.

- Foi um número ainda menor do que o registrado na última eleição para prefeito. Insignificante - disse Marinho, que falou também sobre a possibilidade das abstenções poderem superar a média histórica de outras eleições.

- A minha sensação é a de que o assunto não mobilizou o eleitorado - comentou.

O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Itagiba, comemorou o domingo sem maiores tumultos:

- O balanço foi positivo. O aparato de segurança (com 18 mil policiais mobilizados) funcionou muito bem.

Os maiores problemas com as urnas eletrônicas ocorreram em Sergipe, com 2,31%, Amapá, com 1,5%, e Goiás, 1,2%. Nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Roraima não houve registro de votação manual. Nas eleições do ano passado, o percentual dos votos em cédulas de papel foi de 0,06%. O total de eleitores é 0.58% maior que o registrado nas eleições municipais de 2004, apesar de os 59.921 eleitores que residem no exterior não terem participado.

O índice de abstenção ontem foi o menor da história das consultas populares, mas supera o registrado em eleições gerais e municipais: cerca de 20% dos 122 milhões de pessoas cadastradas a votar não compareceram. Para justificar, é necessário comparecer ao Cartório Eleitoral em até 60 dias com documentos que comprovem motivos da ausência na votação.

O referendo envolveu mais de 122 milhões de eleitores brasileiros, divididos em 368.384 seções eleitorais espalhadas por 5.564 municípios do país.