Título: CPI dos Correios faz acordo com EUA
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2005, País, p. A5

Folhapress

BRASÍLIA - O presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral (PT-MS), acertou ontem com o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, a troca de informações sigilosas de contas bancárias entre a promotoria de Nova Iorque e a comissão parlamentar. Os dados a que a CPI quer ter acesso no prazo máximo de duas semanas podem identificar se os depósitos feitos nas contas do publicitário Duda Mendonça referem-se a recursos que irrigaram o ''valerioduto'', dinheiro que saia das contas de Marcos Valério.

Havia resistência por parte da promotoria do estado americano por causa dos constantes vazamentos de informações sigilosas na época da CPI no Banestado - comissão que terminou sem a aprovação de um relatório. Devido a isso, as informações ficaram restritas ao Supremo Tribunal Federal (STF).

- Vamos ter que tomar muito cuidado em relação a vazamento até para não repetir o que acontecer na CPI do Banestado - afirmou o presidente da CPI.

O sub-relator da comissão, Gustavo Fruet (PSDB-PR) afirmou que as informações poderão ser divulgadas, mas precisam estar embasadas em relatórios.

- Não teria sentido quebrar sigilos para não usar as informações - afirma.