Título: Hungria desenvolve vacina ''eficaz''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2005, Internacional, p. A9

Soro estimulou anticorpos ao H5N1

BUDAPESTE - No momento em que as aves migratórias começam a chegar na Europa, aumentando o temor de uma pandemia de gripe do frango, a Hungria dá uma boa notícia ao mundo. Segundo o governo, a vacina que desenvolve para combater a doença em humanos se mostrou eficaz.

- Podemos dizer com 100% de certeza que a vacina estimulou a formação de anticorpos contra a cepa H5N1 - afirmou o comissário para a Saúde da Hungria, Mihaly Kokeny.

O soro - que atraiu o interesse de países como Estados Unidos, Alemanha, Indonésia, Filipinas, Rússia, Ucrânia, Mongólia e Grã-Bretanha - foi testado em 100 voluntários, entre eles, o próprio Kokeny e o ministro da Saúde, Jeno Racz. Os direitos da vacina húngara são compartilhados pelo governo e pela fabricante do medicamento, a Omninvest, que atualmente tem capacidade de produzir 500 mil doses por semana.

Até agora, o vírus H5N1 matou pelo menos 60 pessoas na Ásia, a última delas um homem tailandês, esta semana. Seu filho, também contaminado, passa bem, informou ontem o governo de Bangcoc. Entretanto, o medo só se alastrou pelo mundo quando aves portadoras do tipo letal foram detectadas na Europa. Grécia, Romênia, Turquia e Rússia reportaram esta semana a ocorrência da doença em suas granjas. A União Européia confirmou oficialmente nesta sexta-feira que a Croácia também contou 12 cisnes contaminados ''com o subtipo H5''.

A mesma variante ''altamente patogênica'' do vírus foi detectada em um papagaio morto ontem, na Grã-Bretanha. O animal foi importado do Suriname e estava em quarentena com as outras aves do mesmo lote. Assim como a UE, Londres não detalhou se este é mais um caso de H5N1.