Título: Happening quebra ovos na Esplanada
Autor: Soraia Costa
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2005, Brasília, p. D5

Intervenção de um grupo de 28 artistas quer lembrar que hoje população brasileira pisa em ovos - no caso, 2.700 deles

A Esplanada dos Ministérios foi o local escolhido por 28 artistas para a intervenção urbana Pisando em Ovos. Durante quatro horas, 2.700 ovos foram posicionados no gramado em frente à Catedral em forma de triângulo. Às 13h em ponto, os artistas tiraram os sapatos e quebraram os ovos pisando sobre eles. - Quebrar ovos no candomblé representa limpeza. O trabalho tem um significado grande. Nós estamos vivendo um momento político em que o Brasil inteiro pisa em ovos - explica Ronald Duarte, artista de ação do Rio de Janeiro.

A intervenção urbana faz parte do projeto Rede Artes Visuais, que é uma parceria da Funarte com o Ministério da Cultura para promover o intercâmbio de artistas de várias partes do País. Este é o segundo ano do projeto em Brasília. Durante uma semana os artistas participaram de oficinas sobre como e porque desenvolver projetos para interagir com a cidade.

- As intervenções são pequenas, mas dialogam com a grandiosidade de Brasília. Quem vê os ovos na Esplanada pode questionar se não seria melhor doá-los para pessoas carentes ou usar os recursos gastos no projeto em programas sociais, mas a intervenção está acima disto - explica Wagner Barja, coordenador da Casa da América Latina e responsável pelo projeto Rede em Brasília.

Segundo ele, o que é gasto no projeto pode ajudar algumas poucas pessoas, mas o resultado da provocação fará outras tantas refletirem sobre os problemas políticos e sociais e o resultado será ainda maior.

- Os artistas envolvidos no projeto estão ligados aos problemas sociais. Para realizar a intervenção na Esplanada, discutimos várias idéias, inclusive a de fazer uma intervenção antropofágica na qual as pessoas comeriam os ovos - afirma Barja, acrescentando que dentro da exposição há um questionamento rico em críticas.

A obra - Nenhum detalhe escapou aos artistas na montagem da intervenção. Desde a escolha do material até o horário em que o ato seria feito foram pensados. Os ovos representam a renovação, a limpeza e a vida. Além disso são biodegradáveis e não prejudicariam o gramado o meio ambiente.

A Esplanada dos Ministérios, local onde são definidos os rumos políticas do País, representa o poder. Os ovos foram montados na forma de um triângulo representando os três poderes. Uma das pontas apontava para o Congresso. Além disso, Brasília é uma cidade de ângulos bem definidos.

- O triângulo representa os três poderes, três pontos, três direções. O horário foi escolhido por ser a metade do dia, já que 13h no horário de verão equivale ao meio dia do horário natural - acrescenta Ronald Duarte.