Título: Boas informações e grupos de gestante afastam medos
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 22/10/2005, Vida, p. 2

Como preparar os seios para amamentar? Por que faço xixi a toda hora? Como evitar estrias? Qual o cardápio ideal? Durante as 36 semanas de gravidez, muitas dúvidas surgirão na cabeça da futura mamãe. O acompanhamento do obstetra é fundamental para uma gravidez saudável. Mas a gestante pode, e deve, procurar outras informações em livros, sites e palestras oferecidas nos grupos de gestantes. ''O conhecimento é vital para evitar os exageros, afastando incômodos desnecessários nesta fase da vida. Atualmente, a mulher dispõe de inúmeros meios para se preparar bem para o crescimento do filho'', defende o médico Sérgio Amaral.

Na gravidez, toda informação é bem-vinda para que a grávida fique tranqüila ao lidar com um momento de natural ansiedade. Segundo a jornalista e escritora Regina Protasio, com os recursos tecnológicos e a informação em tempo real, ficou mais fácil ser mãe nos dias de hoje.

''Antigamente, a mulher não se preparava para ter filho. Como a informação só circulava no boca-a-boca existiam muitas crenças e mitos. Atualmente, a grávida se delicia com livros que orientam todas as fases: do nascimento até o crescimento do bebê'', afirma Regina, que também escreve para o site Top Baby (www.topbaby.com.br).

Aqui, vale um importante alerta: as fontes dos livros e sites devem ser confiáveis. A futura mamãe deve pesquisar a credibilidade do autor antes de se engajar na leitura. Uma boa saída é pedir ao médico indicações de bons autores.

Os grupos de gestantes também fazem sucesso entre as grávidas que dividem suas inseguranças, alegrias e aflições. Elas se reúnem semanalmente para receber diversas orientações, além de assistir a palestras.

''No Instituto Aurora, dividimos as turmas pelos trimestres de gestação. As preocupações são diferentes em cada etapa e, por isso, optamos por esta segmentação. Utilizamos um boneco para passar dicas de cuidados com o bebê. É um método muito interessante, especialmente para as mães de primeira viagem'', avalia Fadynha, que também dá aulas de ioga.