Título: A farra da publicidade
Autor: Helena Mader
Fonte: Jornal do Brasil, 10/11/2004, Brasília, p. D3

Câmara gasta R$ 14,7 milhões só até outubro

Os gastos excessivos da Câmara Legislativa com publicidade institucional foram alvo de um levantamento minucioso realizado pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT). Antes do início da sessão de ontem, Vigilante leu a questão de ordem e disse que o investimento de R$ 14,7 milhões com propaganda este ano é ''caso de polícia''. Os dados foram solicitados à mesa diretora da Casa. De acordo com o levantamento, os gastos com publicidade este ano são quase 700% superiores aos valores executados em 2003. No ano passado, o legislativo local investiu R$ 2,4 milhões para divulgar sua imagem. Em 2002, o valor foi de R$ 4,6 milhões e em 2001, de R$ 3,4 milhões.

Chico Vigilante critica os investimentos e diz que os valores, além de altos, foram mal distribuídos entre os veículos que atuam na capital.

- Jornais desconhecidos e de circulação ínfima receberam mais recursos do que grandes redes de televisão e veículos de maior alcance. Este fato só pode ser explicado por interesses pessoais de integrantes da Câmara - acusa.

Atualmente, duas agências de publicidade prestam serviços ao legislativo local, a SMP&B Comunicação e a M. Cohen Propaganda. A primeira recebeu este ano R$ 7,9 milhões e a segunda levou R$ 6,6 milhões.

O deputado Pedro Passos (PMDB) disse que há informações conflitantes sobre o assunto correndo pela Câmara Legislativa e garante que já solicitou ao presidente da Casa esclarecimentos precisos.

- O deputado Benício me garantiu que vai abrir todas essas informações e enviar a todos os distritais cópias dos contratos e notas fiscais que comprovem os gastos das empresas - garante.

Para Chico Vigilante, o recorde de gastos com publicidade acontece no momento em que a Câmara está com a imagem mais arranhada na imprensa.

- Os deputados precisam se preocupar em recuperar a credibilidade da instituição antes de tudo - garante.