Correio Braziliense, n. 21805, 28/10/2022. Política, p. 4

"Queremos constituir um bloco de governabilidade"



O líder do PT na Câmara dos Deputados, deputado Reginaldo Lopes (MG), disse ontem que há uma sinalização positiva da Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, em direção ao apoio à reeleição do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “Está praticamente resolvido na Câmara o apoio a Lira.”

Lopes confirmou que o debate será encaminhado em reunião da bancada petista amanhã, às 14h. “Nesta semana, reunimos praticamente todas as forças políticas que reúnem nossa bancada e tem uma sinalização positiva para indicar para o conjunto da bancada o apoio à reeleição de Lira”, acrescentou o petista em entrevista à GloboNews.

O parlamentar informou que conversou também com o líder do PV e com o líder do PCdoB e que juntos estão construindo posição de apoio da Federação a Lira. “Na terça-feira, as forças internas da bancada do PT e lideranças do PV e do PCdoB irão encaminhar a posição política de apoio a Arthur Lira. A decisão será tomada imediatamente após o encaminhamento à bancada. Queremos constituir junto com Lira um bloco de governabilidade”, afirmou.

Segundo o deputado, há intenção dos maiores partidos da Câmara em fechar um acordo entre as siglas com Lira para estabelecer um rodízio para o comando de comissões importantes, como a de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e a do Orçamento (CMO). “A partir desses princípios, estamos construindo a composição dos blocos que vão dirigir a Câmara pelos próximos quatro anos”, apontou.

O vice-presidente do partido, deputado Josué Guimarães (PT-CE), disse, ontem, acreditar que o anúncio sairá “até quarta-feira, se o texto da PEC da Transição for apresentado no Senado e a ação política com bloco que está discutindo reeleição de Lira e aprovação da PEC avançar”. “Espero que até quarta-feira, a gente desate esse nó e tenha oficialmente o texto da PEC”, reforçou, em entrevista à CNN.

O deputado negou que haja demora no posicionamento da legenda à reeleição de Lira e atribuiu o processo aos ritos internos do partido e mecanismos de decisão para ouvir a bancada e construir unidade.

“Respeito mútuo”

Dentre a Federação Brasil da Esperança, Guimarães confirmou que há discussões sobre a questão. “Iniciamos conversa com o novo líder do PSB e andou bem. Há discussão com o PDT. Pretendemos até quarta-feira concluir essa etapa, ou seja, nos lançarmos na perspectiva de uma composição com o atual presidente e estabelecer relação de respeito mútuo”, avisou.

Guimarães não respondeu diretamente se o apoio a Lira está condicionado à aprovação da PEC da Transição, mas afirmou que Lira tem compromisso com a aprovação do texto e que a PEC é um dos assuntos tratados com ele, além da reeleição. “Lira tem compromisso conosco de que a Câmara ratificará o texto da PEC da Transição que sair do Senado. A Câmara votará imediatamente a proposta que sair do Senado, evidentemente que o Senado tem de apresentar proposta objetiva “, disse o deputado.