Título: Arquivo sobre ex-ministro desaparece
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/10/2005, País, p. A4

BRASÍLIA - O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) se assustou ontem ao não encontrar 15 arquivos gravados em seu computador, entre eles, o relatório da representação contra José Dirceu no Conselho de Ética. Apesar de não acreditar que o computador tenha sido sabotado, Delgado afirma que o arquivo continha informações que não foram usadas no relatório. O parlamentar garantiu, entretanto, que o problema não vai atrapalhar o andamento do processo contra Dirceu, já que o documento já havia sido apresentado.

- Vou procurar saber se é um fato corriqueiro ou se aconteceu com o meu computador exatamente no momento do processo - afirmou.

A hipótese de sabotagem foi descartada pelo diretor do Centro de Informática da Câmara (Cenin), Luiz Antonio da Eira. O Cenin analisou a máquina e encontrou os arquivos em diretório compartilhado por três computadores do gabinete de Delgado. Os técnicos do Cenin examinam a possibilidade de o desaparecimento do arquivo ter sido provocado por vírus ou por ação acidental dentro do próprio gabinete.

A tensão do relator pelo desaparecimento dos arquivos justifica-se pelos artifícios que José Dirceu vem usando para frear o desenvolvimento do processo. A última manobra do petista aconteceu com a colaboração da deputada Angela Guadagnin (PT-SP) que pediu vistas ao parecer do relator. Com isso, Dirceu ganhou dois dias e adiou para quinta-feira a votação do relatório na Comissão de Sindicância de Justiça da Casa.

O adiamento beneficia Dirceu, pois após ser aprovado no Conselho de Ética, há um prazo de duas sessões para o processo chegar ao plenário da Câmara. Como o prazo é próximo ao feriado de Finados, o que dificultaria o quorum mínimo para a votação da cassação, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), anunciou que a consulta no plenário ocorrerá somente no dia 9 de novembro.

Enquanto o petista faz uso de todos os recursos para atrasar os trabalhos do Conselho de Ética, a instância que julga outros 11 deputados dá sequência aos trabalhos realizando hoje a leitura do relatório da representação contra Romeu Queiroz (PTB-MG). O relator Josias Quintal (PSB-RJ) informou que entregará o documento e o voto sobre o processo até o meio-dia . Entretanto, ele não adiantou o conteúdo do parecer.

Relator do processo de Sandro Mabel (PL-GO), o deputado Benedito de Lira (PP-AL) também afirmou que vai entregar hoje o relatório sobre o processo disciplinar contra o parlamentar acusado de oferecer suborno à deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO) para que ela se transferisse para o PL. Benedito aguarda apenas um documento vindo de Goiás para concluir o relatório.