Título: Partido lança Alencar a presidente
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 26/10/2005, País, p. A6

BRASÍLIA - O recém-nascido Partido Municipalista Republicano (PMR) em pouco mais de dois meses mudou de nome para Partido Republicano Brasileiro (PRB) e já badala candidatura própria à Presidência da República. Ontem, integrantes do partido se reuniram para lançar o vice-presidente José Alencar candidato à presidência pela legenda em 2006. Alencar tentou diminuir a importância do ato dizendo que ainda é cedo para candidaturas. O vice-presidente votou a criticar a política econômica que, segundo ele deixa a população ao ''bel prazer dos experts do Copom'' e também fez ataque velado a Lula.

- Não vamos fazer discurso demagógico do tipo : Todo brasileiro tem direito a isso ou àquilo - em referência às falas de Lula sobre o Fome Zero em que repete que ''todo brasileiro tem direito a comer três vezes ao dia''.

Alencar foi questionado sobre a declaração e respondeu que tratava-se de constatação ''genérica''. Apesar do ataque velado, ele não descartou a possibilidade de aliança em 2006 com Lula. Porém, afirmou que todo partido deseja uma candidatura própria.

- Em política ninguém descarta nada - ponderou.

O objetivo da cerimônia era anunciar a mudança no nome da legenda para Partido Republicano Brasileiro (PRB), mas o clima de palanque eleitoral predominou nos discursos. O senador Marcelo Crivella (RJ) e o filósofo Mangabeira Unger teceram muitos elogios a Alencar e disseram que o vice-presidente não estava na sigla para ser ''candidato a governador nem a senador''.

O PRB nasceu de movimentos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus. No entanto, os fundadores fazem questão de repetir que a nova legenda é um partido laico.