Título: Mais tempo para defesas
Autor: Karla Correia e Renata Moura
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2005, País, p. A4
A anulação da sessão ordinária da Câmara sexta-feira alterou o calendário do Conselho de Ética e deu aos 11 deputados que respondem processo de cassação mais um dia de prazo para apresentar suas defesas. No entanto, mesmo com a ampliação do prazo, até o momento nenhum dos parlamentares enviou a defesa prévia.
Além da defesa prévia que os deputados devem mandar por escrito, o regimento do Conselho prevê depoimento de todo acusados. Até agora, somente Pedro Henry (PP-MT) depôs e os outros 10 deputados ainda não marcaram seus depoimentos. Eles tiveram o prazo de cinco sessões ordinárias da Câmara para apresentar suas defesas, mas se não entregarem o documento nos próximos dias, o cronograma dos trabalhos do Conselho ficará comprometido em uma semana.
Os deputados citados por quebra de decoro parlamentar por suposto envolvimento no esquema do mensalão são: do PT, João Paulo Cunha (SP), Professor Luizinho (SP), José Mentor (SP), João Magno (MG) e Josias Gomes (BA); do PP, Vadão Gomes (SP), Pedro Corrêa (PE), José Janene (PR) e Pedro Henry; do PL, Wanderval Santos (SP); e do PFL, Roberto Brant (MG).