Título: Correios: mais um relatório
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2005, País, p. A7
A CPI dos Correios divulga na quinta-feira mais um relatório parcial sobre as investigações na estatal. O texto apresentará os resultados das auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) em contratos da companhia, confrontados com os depoimentos colhidos pela comissão.
O sub-relator, deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP), não tem mais dúvidas da existência de um esquema de corrupção nos Correios, com a cobrança de propina para a condução de licitações, aditamentos irregulares em contratos e superfaturamento. Para Cardozo, as irregularidades são graves e provocaram prejuízos.
- É evidente que muitos contratos ainda precisam ser auditados, mas, com o que já temos, podemos começar a esboçar uma conclusão sobre muitas irregularidades nos Correios - defendeu.
O deputado também está convencido de que as irregularidades nos Correios ocorreram tanto no atual governo quanto no anterior. Para impedir a perpetuação das fraudes na estatal, o sub-relator pretende sugerir medidas corretivas rigorosas no fim dos trabalhos da CPI.
Cardozo pretende incluir em seu relatório parcial o valor aproximado do rombo que a corrupção provocou nos cofres públicos. O relator admitiu que, até o momento, não encontrou nenhuma conexão entre o desvio dos Correios e o esquema de caixa dois montado por Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador do mensalão.
O deputado acrescenta que a investigação agora é para saber para quem ia o dinheiro desviado.
- Não é uma tarefa fácil, mas estamos trabalhando - explica Cardozo.
A ligação entre a corrupção nos Correios e o esquema de Valério vai depender das investigações sobre movimentações financeiras.
Com agências