Título: Turismo arrasado no México
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 25/10/2005, Internacional, p. A11
A passagem do Wilma deixou os principais destinos turísticos mexicanos, Cozumel e Cancún, fora de ação. Segundo cálculos da indústria hoteleira, a tormenta produziu um rastro de prejuízos que pode chegar a US$ 1, 5 bilhão. Três das principais cadeias hoteleiras internacionais na região anunciaram que seus hotéis - com lobbies alagados e quartos molhados e cheios de sujeira - só reabrirão depois do Ano Novo. Além disso, não há eletrcidade e fornecimento de água pela prefeitura.
Os estabelecimentos fechados são o Marriott (com três hotéis), Ritz-Carlton e Hyatt. Estima-se no mínimo três meses para os reparos. Os danos, verificados ontem pelo presidente Vicente Fox, atingiram 80% dos quartos disponíveis, já que as vidraças se quebraram e deixaram os móveis à mercê da intempérie. O setor movimenta US$ 3 bilhões/ano.
As perdas incluem ainda os portos que recebiam os grande transatlânticos. Em Cozumel, um dos três portos desapareceu e o segundo ficou avariado. Ainda que o terceiro pier possa ser usado, não há mais infraestrutura para os navios atracados. Como se não bastasse, Cozumel é alvo de saqueadores. A polícia decretou toque de recolher e efetivos do Exército também patrulham as ruas destruídas pela tormenta.