Título: Roriz avisa PFL que nome sai em 2006
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 26/10/2005, Brasília, p. D1
O governador Joaquim Roriz (PMDB) afirmou que não vai decidir qual candidato apoiará nas eleições ao GDF no ano que vem antes de abril. O governador recebeu o pedido de apoio ao PFL em almoço com o senador Jorge Bornhausen (SC), presidente da legenda. O encontro, previsto para a semana passada, finalmente aconteceu ontem. Segundo o porta voz do governador, Paulo Fona, Roriz avisou que vai tomar uma decisão antes de sair do governo, mas apenas no ano que vem.
Roriz disse que pretende se dedicar ao trabalho iniciado por ele e só quando estiver perto de deixar o cargo de líder do Executivo no DF divulgará sua preferência política. Além disso, ele disse que enquanto o Congresso não decidir se a verticalização continua em vigor não será possível firmar as alianças nas unidades da Federação.
- O DF é pequeno e ninguém vai sair prejudicado. Vai dar tempo suficiente de fazer campanha em todas as cidades do Distrito Federal - afirmou Paulo Fona, em nome do governador.
Local - O deputado Alberto Fraga (PFL - DF) disse estar preocupado com a situação vivida por seu partido no Distrito Federal no que se refere à escolha do candidato a governador nas eleições do ano que vem. Por cinco minutos, o deputado deixou de lado os cumprimentos que recebeu ao longo do dia pela vitória da Frente Parlamentar pelo Direito da Legítima Defesa no referendo de domingo passado para comentar a disputa interna no partido em Brasília.
- Estou ficando preocupado com a definição dos candidatos no PFL - confessou Fraga.
O deputado confirmou a versão defendida pelo deputado José Roberto Arruda, pré-candidato ao GDF pelo PFL. Segundo Fraga, o senador Paulo Octávio fez um acordo com ele e Arruda quando eles foram convidados a trocar o PFL pelo PMDB do governador Joaquim Roriz. No acerto, Paulo Octávio teria dito que abriria mão de sua candidatura para deixar o lugar vago ao deputado Arruda.
- Ficamos até meia-noite e meia na casa do deputado Osório Adriano (PFL - DF) e Paulo Octávio agiu como um verdadeiro magistrado diante daquele quadro [o prazo para a retirada da candidatura terminaria em dois dias e Arruda e Fraga estavam decididos a deixar o PFL]- contou Fraga.
O senador Paulo Octávio nega esse acordo. De acordo com ele, o candidato será definido apenas na reunião da Executiva do partido marcada para o ano que vem.
- Eu prefiro acreditar que o senador Paulo Octávio é um homem que cumpre acordos. Ele agiu com muita dignidade num momento que quis salvar o partido - afirmou Fraga.
Nacional - Apesar de defender o cumprimento do acordo que diz ter testemunhado, o deputado disse confiar no apoio da Executiva Nacional do PFL para fazer valer o acordo firmado entre os dois pré-candidatos.
- Mesmo se o Paulo Octávio preferir não cumprir o acordo e sofrer a reprovação dos correligionários, tenho certeza que o senador Jorge Bornhausen vai fazer prevalecer o acordado - disse Fraga.
O senador Bornhausen informou, na semana passada, que não vai se envolver na política local. Ele afirmou que não iria se intrometer na escolha do candidato ao GDF e essa seria uma decisão da Executiva local do partido. Mesmo sem querer se envolver, o senador se encontrou com Roriz. Segundo a assessoria de imprensa de Bornhausen, Roriz e o senador não conversaram tudo e vão continuar as discussões. Os próximos encontros não têm data marcada.