Título: Garotinho ganha tempo no TRE
Autor: Juliana Rocha
Fonte: Jornal do Brasil, 27/10/2005, País, p. A6

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) adiou o julgamento do recurso da governadora Rosinha Garotinho e do pré-candidato do PMDB à Presidência, Anthony Garotinho, sobre a decisão da juíza Denise Apolinário, que tornou o casal inelegível até 2007. O julgamento seria hoje, mas foi remarcado para 10 de novembro. A mudança ocorreu porque um dos aliados de Garotinho, o candidato a vice-prefeito do PMDB em Campos, Claudeci Francisco da Silva, envolvido no processo, trocou de advogado na véspera. O novo advogado pediu um prazo para analisar o processo. O presidente do TRE-RJ, desembargador Marlan de Moraes Marinho, concedeu o prazo para evitar mais adiante a justificativa de cerceamento de defesa para derrubar a decisão do tribunal.

Rosinha e Garotinho entraram com recurso no TRE para derrubar a inelegibilidade. Além do casal Garotinho, o candidato à Prefeitura de Campos pelo PMDB Geraldo Pudim e o vice na chapa Claudeci recuperaram os direitos políticos com liminar do juiz Márcio Pacheco de Mello.

As eleições municipais de Campos, também suspensas por Denise Apolinária, serão realizadas em dezembro.

Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa é de que, se a decisão for contrária a Rosinha e Garotinho, eles entrem com o recurso. Se for favorável, o recurso deve ser do Ministério Público.

A juíza considerou, em maio, que o casal Garotinho cometeu crime eleitoral ao usar a máquina pública em favor da candidatura de Pudim. Outro argumento foi a apreensão de R$ 318,47 mil em notas de R$ 50 na sede do PMDB em Campos às vésperas do segundo turno.

Garotinho e Rosinha acusaram, na época, a juíza de ser parcial e chamaram a sentença de ''despropositada'' e ''insensata''.