Título: Descoberto novo foco da doença
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 27/10/2005, Economia & Négócios, p. A17

O Ministério da Agricultura confirmou ontem um novo foco de febre aftosa no município de Eldorado (MS) e o embargo de mais dois países à carne brasileira. Com isso, são 11 focos confirmados da doença e 43 países que impuseram algum tipo de restrição à carne brasileira.

O novo foco fica no assentamento Floresta Branca, vizinho da Fazenda Vezozzo, onde foi detectado o primeiro caso da doença. Além dos 11 focos atestados por exames laboratoriais, existe a suspeita de outros dois no Paraná, que devem ser confirmados amanhã. Três animais apresentaram sintomas da doença e todo o rebanho, de 24 cabeças, foi abatido.

Desta vez, Colômbia e Romênia impuseram restrições à carne brasileira. A decisão da Colômbia se estende para os animais suscetíveis à febre aftosa. A Romênia decidiu embargar somente carne bovina procedente dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A suspensão da Colômbia, por seis meses, vale para as importações de bovinos, ovinos e suínos.

Agora será o Ministério da Agricultura que regulará a circulação de produtos e subprodutos de origem animal entre os estados. Hoje, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais impedem a entrada de diversos produtos tanto do Mato Grosso do Sul quanto do Paraná.

- Se vão ou não cumprir é responsabilidade deles. Se não cumprir é uma questão constitucional que será avaliada juridicamente - disse o secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Gabriel Maciel.

O secretário de Desenvolvimento Rural do Mato Grosso, Clóvis Vettorato, disse que fica difícil derrubar embargos internacionais à carne brasileira, já que há estados impedindo a entrada de produtos de fora da área isolada pelos focos.