Título: Executiva ainda tem cargos por preencher
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 27/10/2005, Brasília, p. D1

Com a posse marcada para ontem, o Partido dos Trabalhadores (PT) não tinha decidido quem ocuparia os cargos na Executiva local. Os 47 membros do diretório regional assumiram os cargos ontem e devem se reunir na segunda-feira para discutir os nomes apresentados pelas chapas para os cargos na Executiva. Nem mesmo o nome do vice-presidente do PT no DF tinha sido escolhido até a hora da posse. Os nomes para compor a Executiva e o diretório são indicados pelas chapas proporcionalmente aos votos recebidos no Processo de Eleição Direta, realizado em setembro. Entretanto, nem sempre os cargos pedidos pelas chapas estão disponíveis.

- Nas indicações apresentadas têm cargos pedidos que coincidem - disse Chico Vigilante, recém-empossado presidente do PT-DF.

A Executiva é composta de 17 membros, sendo dois fixos: o presidente eleito e o líder da bancada do PT na Câmara Legislativa, que atualmente é a deputada Erika Kokay. Ela também tem direito a voto no Diretório Regional da legenda. Todos os integrantes da Executiva fazem parte do diretório.

A Executiva faz reuniões semanais para discutir os principais problemas e ações do partido. As deliberações mais simples são tomadas nos encontros dos 17 membros da Executiva, que tem 15 secretarias. As mais importantes são a Secretaria Geral, que tem função mais burocrática que política; a de Finanças e a Organização, responsável pelo setor de filiações, parte essencial para o partido. Essas três secretarias, a presidência e a vice-presidência formam o comitê administrativo do PT. O partido ainda aguarda a finalização dos textos do novo estatuto para a regulamentação das atribuições de cada secretaria.

Organização - O diretório, instância máxima do partido, tem 45 membros mais o presidente do PT no DF e o líder da bancada na Câmara. O diretório reúne-se mensalmente ou a cada dois meses para votar ações que a Executiva não tenha decidido.

- O diretório faz reuniões ordinárias, mas também se encontra para debater temas como a participação do partido em algum movimento - exemplificou o deputado Chico Leite, membro do diretório e da Executiva do PT regional. (L.N)