Título: Toma posse nova diretoria petista
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 27/10/2005, Brasília, p. D1

A nova diretoria do PT no Distrito Federal tomou posse ontem à noite. Além do presidente do PT regional, deputado Chico Vigilante, os presidentes das 17 zonais do partido no DF também foram empossados. A cerimônia teve a presença do presidente do Diretório Nacional do PT, Ricardo Berzoini, que tomou posse no sábado em São Paulo. O novo diretório do partido tem representantes de todas as correntes do PT. - Não há uma hegemonia como havia antes e isso é absolutamente positivo. O PT tem que se voltar para o debate interno e essa pluralidade acaba sendo uma garantia de que essa discussão vai fluir no partido. Nenhum grupo pode se impor sobre os outros - disse o deputado distrital, Chico Floresta, membro do Diretório Regional.

Geraldo Magela, candidato derrotado nas eleições de 2002 ao governo do DF e pré-candidato nas eleições de 2006, discorda. Para ele, o novo diretório não tem caráter mais heterogêneo.

- Está apenas diferente e parece mais empenhado em aprofundar o diálogo. - afirmou.

O novo presidente do partido diz estar preparado para a nova formação do PT.

- Dirigi a CUT [Central Única dos Trabalhadores]durante muitos anos em circunstâncias semelhantes e isso foi tranqüilo - contou Vigilante.

Crise - Para a deputada distrital Erika Kokay, líder do PT na Câmara Legislativa e integrante do diretório e da Executiva, a posse marca uma nova fase na legenda.

- O PT deu demonstração de vitalidade. Não é um partido de aluguel. Nasceu diante da necessidade da sociedade e todas essas necessidades continuam se mantendo. Nenhum partido do Brasil resistiria a tantos golpes como o partido sofreu. Várias vezes o fim do partido foi anunciado aqui no DF, mas isso felizmente não aconteceu - afirmou a deputada, que participa da mesma corrente de Chico Vigilante e apoiou Berzoini, do campo majoritário, para a presidência do PT Nacional.

A deputada disse não temer que a crise que assola o governo atinja mais ainda o Partido dos Trabalhadores.

- A esmagadora maioria do partido não sabia o que acontecia - lamentou.

Apenas o Diretório Regional tomou posse hoje. Os nomes e cargos da Executiva do partido no DF ainda não foram escolhidos. As chapas já indicaram alguns nomes, mas os cargos ainda não estão definidos porque mais de uma chapa pediu a mesma secretaria.

Candidatura - O deputado Chico Floresta aproveitou o dia da posse para se lançar como pré-candidato ao governo do Distrito Federal. Ele concorre, dentro do partido com os deputados distritais Chico Leite e Arlete Sampaio, com o Geraldo Magela e com o deputado federal Sigmaringa Seixas.

- Escolhi o dia da posse do novo Diretório do PT porque a partir daí começa nova agenda de construção de metas e debates - justificou Chico Floresta.

A disputa interna no partido promete ser grande, mas a Executiva Nacional garante que não vai se intrometer.

- Não posso escolher candidato. Como presidente do partido tenho que buscar um consenso - declarou Ricardo Berzoini, que não descartou a possibilidade de o PT não encabeçar a chapa que concorrerá ao GDF e se coligar com outro partido de esquerda. O mais provável seria o PCdoB, tendo como candidato principal ao Buriti o atual ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.