Título: Embaixador fala em 'manobra'
Autor: Silmara Cossolino
Fonte: Jornal do Brasil, 31/10/2005, País, p. A2

O embaixador de Cuba, Pedro Juan Nuñez Mosquera, considerou injuriosa a reportagem da revista Veja sobre suposta doação financeira do governo cubano à campanha eleitoral do PT em 2002.

O governo de Cuba, segundo declaração do embaixador, rechaça categoricamente as ''calúnias'', confirma que jamais interfere nos assuntos internos da nação irmã e atribui a ''manobra propagandística aos agressivos planos do imperialismo contra Cuba e contra Lula''.

Para Mosquera, os que orquestram esta campanha de mentiras contra Cuba e o governo Lula buscam atingir as relações bilaterais entre os dois países, caracterizadas pelo diálogo, o respeito mútuo e a não ingerência em assuntos internos.

O governo cubano insere estas ''avessas acusações'' no contexto da viagem do presidente dos Estados Unidos ao Brasil, que teriam como objetivo ''desviar a atenção da cada vez mais complexa realidade que enfrenta o senhor George W. Bush''.

A nota tece críticas ao governo Bush, ''acossado'' por investigações de corrupção e com índices de popularidade cada vez mais ''deprimidos''. Com estas ''grosseiras mentiras'', diz o embaixador, há intenção de desviar a atenção em relação ao crescente ''rechaço'' dos povos do continente ''às agressivas, hegemônicas e intervencionistas'' políticas da administração norte-americana. (H.M.)