Título: Beta enfraquece ao chegar na Nicarágua
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 31/10/2005, Internacional, p. A10

Com categoria 2 na escala Saffir-Simpson, o furacão Beta chegou ontem de manhã à Nicarágua, trazendo rajadas de vento de 175 km/h. No fim do dia, enquanto avançava pelo Oeste do país, virou uma tormenta tropical. Mesmo assim, milhares de pessoas continuavam em abrigos públicos, pois permanecia o risco de inundações, já que o sistema se movia à lenta velocidade de 13km/h.

- O alerta para deslizamentos de terra também continua vigente - afirmou Javier Jimenez, meteorologista no Instituto nicaragüense de Estudos Territoriais.

O governo não registrou nenhuma vítima do Beta, o 13º furacão a se formar no Atlântico na temporada. Militares esvaziaram as aldeias do litoral, por onde a tempestade tocou o solo. A população foi levada a locais seguros.

- Somente danos materiais foram contabilizados - comemorou o chefe do Exército, o general Omar Hallesleven.

Algumas casas foram destruídas e árvores arrancadas em Sandy Bay e em Karawala, na região autônoma do Atlântico Sul. As brigadas da Defesa civil esperam que as condições meteorológicas melhorem para inspecionar, de perto, as localidades mais afetadas pelo Beta.

Em Puerto Cabezas, onde quase todos os 60 mil moradores vivem em casas de madeira, as pessoas se refugiaram em igrejas e escolas. Autoridades locais decretaram um toque de recolher para prevenir os saques.

Antes da chegada do furacão, o presidente nicaragüense, Enrique Bolaños, havia admitido que seu país não tinha tempo nem recursos necessários para desocupar completamente a cidade, e lançou um apelo à solidariedade internacional.

- Estamos fazendo todo o possível para salvar vidas. Peço a Deus que proteja nosso povo - declarou.

A Espanha atendeu prontamente ao pedido. Ontem, decolou para a Nicarágua um avião com sete toneladas de material de emergência.