Título: Braço-direito de Dantas ignora CPI
Autor: Hugo Marques
Fonte: Jornal do Brasil, 01/11/2005, País, p. A5

A ex-presidente da Brasil Telecom, a italiana Carla Cicco, ignorou seu depoimento marcado para hoje na CPI dos Correios e mandou seus advogados avisarem que ela não vai comparecer. A CPI pediu diligências à Polícia Federal para encontrar Carla e determinou que ela não seja autorizada a deixar o Brasil, se for encontrada no aeroporto. ¿ É um verdadeiro absurdo. Ela terá de vir conduzida. A Carla Cicco foi convocada para prestar depoimento. Ela não foi convidada para tomar cafezinho ¿ criticou o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

O parlamentar fluminense afirmou que a atitude de Carla é um ¿acinte¿ a todos os deputados e senadores. Paes afirmou que a CPI quer esclarecer o relacionamento das telefônicas com as empresas de Marcos Valério Fernandes de Souza, o distribuidor do mensalão.

¿ Pelos elementos que temos, é forte a relação da Brasil Telecom com o mensalão ¿ disse Eduardo Paes.

O indiferença de Carla pela agenda do Congresso irritou também o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), que esperava esclarecimentos sobre todos os contratos milionários das telefônicas controladas pelo Grupo Opportunity ¿ do banqueiro Daniel Dantas ¿ com a empresa de Marcos Valério.

¿ O senador Delcídio ficou irritadíssimo com esta viagem da Carla Cico. Os advogados dela tinham confirmado que Carla prestaria o depoimento ¿ disse um dos assessores do senador e presidente da CPI.

Procurados no Rio, os advogados Nélio Machado e Fernando da Veiga Guimarães ¿ que defendem Carla ¿ não retornaram as ligações. Eles informaram à CPI que Carla só estará ¿à disposição¿ dia 14.

A Polícia Federal registrou 89 entradas e saídas de Carla no país, nos últimos dois anos. Segundo os delegados da PF, Carla estaria em solo brasileiro ou teria saído do Brasil via Argentina, sem que ficasse registrada sua viagem ao exterior.

O passaporte de Carla é italiano e ela tem autorização de permanência no Brasil até 21 de outubro de 2011. As autoridades da PF não desconfiam de que Carla tenha fugido do país para escapar da CPI dos Correios.

¿ Não há suspeita de fuga. Ela estaria tentando ganhar tempo para se preparar, antes do depoimento ¿ acredita um dos delegados da PF.

O depoimento de Carla Cicco é um dos mais esperados pela CPI dos Correios, já que as telefônicas administradas pelo grupo de Daniel Dantas teriam injetado R$ 152 milhões nas empresas de Valério. Este ano, a Brasil Telecom fechou novos contratos com as empresas de Valério, no valor de R$ 50 milhões, cancelados antes da entrevista do então deputado Roberto Jefferson, confirmando o esquema do mensalão.

Carla e Dantas foram indiciados por formação de quadrilha, corrupção e divulgação de segredo. Eles teriam utilizado dinheiro da Brasil Telecom e da Telemig Celular para financiar o esquema de espionagem da Kroll Associates. Dantas teria ¿posição superior¿ na organização criminosa internacional.

¿ Há fortes suspeitas de que o Marcos Valério era homem de Daniel Dantas. Intercedia ou buscava interceder em favor dos interesses de Dantas ¿ diz a senadora petista Ideli Salvati (SC).