Título: Bush: churrasco para provar que a carne é boa
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/11/2005, País, p. A4
O presidente americano George W. Bush será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com um churrasco na Granja do Torto, no próximo domingo. Em plena crise gerada pelo surgimento da febre aftosa no rebanho brasileiro, Lula quer mostrar a Bush a qualidade da carne brasileira. O chefe de estado americano chega a Brasília na noite de sábado. Ele ficará hospedado na suíte presidencial do hotel Blue Tree, o mais luxuoso da capital federal, de frente para o Lago Paranoá.
A programação de domingo prevê conversa reservada na Granja do Torto e, em seguida, reunião com assessores. Os dois presidentes estarão juntos por cerca de quatro horas.
Em função da curta visita de Bush, o esquema de segurança da capital federal foi reforçado, com a participação da Polícia Federal, das Forças Armadas e de agentes americanos da Agência Federal de Investigações (FBI) e da Agência Central de Inteligência (CIA)
O espaço aéreo de Brasília deve ser fechado na chegada e na partida de Bush. O procedimento é de praxe e foi utilizado na visita do ex-presidente americano Bill Clinton, em 1997. A diferença, desta vez, é de que a segurança do espaço aéreo deve ser reforçada durante a visita.
Desde os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a preocupação do governo americano com a segurança é maior. A Polícia Federal não informou quantos policiais estarão nas ruas, mas a visita contará com a colaboração do grupo de elite da corporação e de cães farejadores. Aeronaves e helicopteros sobrevoarão a cidade e barcos da Marinha estarão no Lago Paranoá.
Na Granja do Torto, os preparativos para receber Bush foram apelidados de ''operação belezura''. Para reforçar a segurança, foram instaladas câmeras de vídeo na portaria e em outros pontos da atual residência de Lula.
Na pauta de conversa entre Lula e Bush estarão temas de segurança e comércio exterior e a criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). O presidente americano deverá fazer críticas à pirataria no Brasil, que preocupa empresas americanas..
O Brasil apresentará sua intenção de ocupar uma vaga permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e a abertura para venda de produtos agrícolas aos Estados Unidos.