Título: Conselho escolhe TAP como principal investidora na Varig
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 02/11/2005, Economia & Negócios, p. A20

A TAP foi a escolhida pelos controladores e administradores da Varig para ser apresentada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como principal investidora da Sociedade de Propósito Específico (SPE) que comprará a VarigLog e a Varig Engenharia e Manutenção (VEM). A proposta da estatal portuguesa foi aprovada ontem pelo Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (FRB) e pelo Conselho de Administração da Varig.

A empresa disputava com pelo menos cinco concorrentes a indicação para liderar a SPE: o fundo americano Matlin Patterson; a Ocean Air, do empresário German Efromovich; a empresa francesa de manutenção ATS; Docas Investimentos, do empresário Nelson Tanure, proprietário do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil; e o Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), que engloba as associações de funcionários da companhia.

A proposta da TAP prevê aporte inicial de US$ 62 milhões, que serão destinados ao pagamento de empresas de leasing de aeronaves. O objetivo desta primeira etapa da reestruturação financeira planejada pelo BNDES é evitar que a Varig sofra o arresto de até 40 aeronaves por falta de pagamento de parcelas de aluguel. Para tanto, o depósito deverá ser feito até 8 de novembro, véspera da audiência com o juiz Robert Drain, da Corte de Falências de Nova York, que pode determinar a retomada dos aviões.

A TAP também se comprometeu a realizar a antecipação de recebíveis de passagens compradas com cartão de crédito. O montante, no entanto, ainda não está definido. Além disso, reiterou o interesse em investir até US$ 500 milhões na segunda fase do plano de recuperação, que será apresentado pelo BNDES na assembléia de credores de segunda-feira.

A decisão dos conselhos da FRB e da Varig será submetida ao Colégio Deliberante da FRB, na sexta-feira, e aos credores, na segunda.

- A proposta da TAP é boa nos aspectos financeiro e operacional. A empresa também faz parte da Star Alliance e tem executivos que fizeram carreira na Varig, o que aproxima as duas companhias - disse Osvaldo Cesar Curi, presidente do Conselho Curador da FRB.

Ontem, a Petrobras reduziu em 13,1% o preço do querosene de aviação, devido à queda das cotações nos mercados internacionais.