Título: Entidades organizam a ''contra-cúpula''
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/11/2005, País, p. A2
A ''contra-cúpula'' brasileira, como os movimentos sociais vêm chamando as manifestações que marcarão a presença de George Bush no Brasil, é um protesto contra o modelo de gestão política e econômica realizado pelo presidente dos Estados Unidos. Os organizadores do protesto são em sua maioria integrantes de entidades estudantis, sindicais e partidos de esquerda.
Com o mote ''Bush, senhor da guerra'' e as adjetivações de ''persona non grata'' a União Nacional dos Estudantes (UNE) reuniu-se antecipadamente com outras entidades sociais para discutir a pauta de ''repúdio'' à visita. No PSOL, o deputado Babá (RJ) comparou o presidente norte-americano com ''Hitler moderno'' e convocou a esquerda a participar do movimento de repúdio.
No dia 28, em Brasília, o MST realizou a Assembléia Popular e entre os temas discutidos estava a visita de Bush.
- Nós vamos fazer um grande ato público contra Bush. E vamos levar essa opinião política ao presidente da República, tendo em vista que todas as vezes que o presidente Bush veio para a América Latina suas decisões só trouxeram implicações para o mundo - apontou João Paulo Rodrigues diretor Nacional do MST.
Além das palavras de ordem, que incluem críticas ao ''imperialismo ianque'' e protestos ao Fundo Monetário Internacional, as manifestações terão um toque de bom humor. Em Salvador, um grande boneco do presidente será queimado, como se fosse uma ''malhação de Judas'' fora de época. Em Belo Horizonte, está prevista a participação de artistas locais.
No Rio, integrantes do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE preparam bonecos e intervenções teatrais para a manifestação. A deputada federal Socorro Gomes (PCdoB-PA) organiza abaixo-assinado contra Bush. Socorro é presidente do Centro Brasileiro de Solidariedade e Luta Pela Paz (Cebrapaz), organização que reúne diversos países latino-americanos em defesa dos direitos humanos. O objetivo do Cebrapaz é recolher assinaturas em todas as capitais exigindo a punição de Bush por crimes contra a humanidade.