Título: Tasso lança Alckmin no Nordeste
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/11/2005, País, p. A5

Após fazer orações até no túmulo do padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi apresentado oficialmente a 41 prefeitos do Ceará como pré-candidato tucano à Presidência da República. Sua apresentação aconteceu durante jantar, na noite de terça-feira, pelo senador Tasso Jereissati, que ainda neste mês assume a presidência nacional do PSDB e será o responsável por coordenar o processo eleitoral do partido no próximo ano. Em novembro de 1994, na mesma romaria de Finados - a que recebe mais romeiros em Juazeiro do Norte todos os anos - , Tasso, que na época também presidia o PSDB nacional, levou à cidade o então pré-candidato Fernando Henrique Cardoso. FH voltou à região outra vez antes de se eleger presidente.

- Nós estamos começando a reunir as tropas novamente. Faz muitos anos que essa tropa não está tão animada e pronta para uma briga quanto ela vai estar nas próximas eleições - disse Tasso, aos prefeitos e lideranças tucanas reunidas para receber Alckmin.

-Estamos começando o caminho para a construção de nova proposta e o Geraldo Alckmin é peça importante para isso - acrescentou.

Em Juazeiro do Norte (a 528 km de Fortaleza), Alckmin participou, antes do jantar, de missa, procissão e da inauguração de um monumento. Num palanque montado para os discursos políticos, depois do evento religioso, o prefeito da cidade, Raimundo Macêdo (PSDB), chegou a dizer que, como São Paulo é o Estado com mais nordestinos fora do Nordeste, Alckmin então poderia ser chamado de ''o governador de todos os nordestinos''.

Tanto aos romeiros como aos prefeitos cearenses, Alckmin quis ressaltar seus vínculos com o Nordeste.

- Sempre que vou à casa de um cearense em São Paulo, lá está uma estátua do padre Cícero. Nós todos somos romeiros, passageiros aqui nesta vida, e viemos fortalecer a fé no padre Cícero, fé que nos fortalece para vencer todas as dificuldades - disse o governador.

Ao apresentar Alckmin aos tucanos cearenses, Tasso ressaltou sua honestidade e o fato de ser herdeiro político de Mário Covas .

Para Tasso, o possível favoritismo de Lula nas regiões mais pobres do país, como no interior do Nordeste, pode ser revertido com o trabalho das lideranças locais.

- O país não agüenta uma segunda administração como essa que está aí. É um desastre e vai ser um desastre, o país não suporta mais. A única coisa que está dando certo, a economia, é medíocre, empurrada por um vendaval externo -atacou o senador tucano. (FP)