Título: Chávez ameaça interromper fala de Bush
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/11/2005, Internacional, p. A3

Enquanto os diplomatas venezuelanos têm passado os últimos dias negociando para marcar posição com relação à Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o presidente Hugo Chávez tem se dedicado a botar mais lenha na fogueira. Ontem, disse em entrevista a uma emissora de tevê que pretende fazer exatamente o que mais temem os assessores de George Bush: confrontar o americano amanhã em público.

- Se Bush vier com esse discurso (de incluir a Alca no documento final da Cúpula das Américas), vai ouvir de nós uma resposta contundente e um convite ao debate.

Ao saber, pela imprensa argentina, que a delegação americana já mandou recado, pedindo que não desrespeite o presidente e não interrompa o discurso de jeito nenhum, Chávez tentou amenizar. Mas manteve a ''ameaça'':

- Eu, às vezes, interrompo respeitosamente por acreditar que assim devem ser os debates. Não pode ser alguém chegar, ler um discurso e nós aplaudirmos. Ah, é muito chato. O melhor é interromper. Eles ficam zangados porque não estão acostumados ao debate.

E aproveitou para lembrar que, em 2001, antes da reunião de chefes de estado na II Cúpula das Américas, no Canadá, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou a chamá-lo para uma conversa particular e passar o recado de Bush, então, no início de seu primeiro mandato.

''Você não vai acreditar, mas Bush tem medo de você'', FH teria dito, segundo o presidente venezuelano, que respondeu: ''Como o chefe do império vai ter medo de mim?'' Foi aí que fez questão de falar o que tem repetido em protestos antiimperialistas em seu país:

- Se o vir de novo, vou dizer, para assustá-lo: buu!

Amanhã, Hugo Chávez é esperado nas manifestações contra Bush promovidas pela Cúpula dos Povos, evento paralelo ao oficial, entre eles, uma marcha que deve parar a cidade. Até o fim da noite de ontem, sua presença estava confirmada pelo chanceler venezuelano Rodríguez Araque, embora na mesma entrevista ao canal de tevê o próprio presidente tenha dito que sua presença ainda era dúvida. A seu lado, vão estar o ex-jogador Diego Maradona e o líder cocalero boliviano Evo Morales.