Título: Gerdau de olho na América Central
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/11/2005, Economia & Negócios, p. A15

A Gerdau, maior siderúrgica da América Latina, investirá US$ 50 milhões na Colômbia pelos próximos três anos com o objetivo de aumentar as vendas na região. - Esperamos que a Colômbia se torne uma plataforma para suprir os mercados da América Central - afirmou o presidente da companhia, Jorge Gerdau Johannpeter, durante entrevista em Bogotá. - Temos que alcançar preços competitivos porque estes mercados são muito abertos.

A Gerdau planeja elevar a produção nas unidades de Diaco e Siderúrgica do Pacífico em 50% até 2008, atingindo a capacidade de fabricação de 600 mil toneladas de aço por ano. A empresa brasileira tornou-se sócia da Diaco S/A, a maior siderúrgica colombiana, e da Pacífico S/A, produtora de aço inoxidável e outros especiais, em dezembro do ano passado. A Gerdau tem 57% da Diaco e 42% da Pacífico.

A gigante brasileira já aportou no país vizinho US$ 80 milhões, segundo comunicado emitido ontem. No primeiro semestre, apenas 5% das vendas das unidades da Gerdau na Colômbia foram exportadas para a região e para os Estados Unidos. O restante foi absorvido pelo mercado interno.

Segundo informou a siderúrgica, os planos para a Colômbia incluem ainda a formação de mão-de-obra local.

- A Colômbia é um mercado estratégico para nós, pelo grande potencial de crescimento nos próximos anos - disse Johannpeter.

A Gerdau é a maior produtora de aços longos - usados na construção civil - do continente, com 29 unidades também nos EUA, Canadá, Argentina, Chile e Uruguai.