Título: TAP promete manter Grupo Varig unificado
Autor:
Fonte: Jornal do Brasil, 03/11/2005, Economia & Negócios, p. A17
A estatal portuguesa TAP confirmou ontem que pretende reintegrar VarigLog e Varig Engenharia e Manutenção (VEM) aos ativos da Varig na etapa final de reestruturação da companhia aérea brasileira.
Na terça-feira, o Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (FRB) e o Conselho de Administração da Varig decidiram apresentar ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a TAP como a principal investidora da Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será criada para comprar as subsidiárias de carga e de manutenção. Mas a estatal portuguesa não estaria obrigada a reincorporar os dois ativos ao Grupo Varig ao final da recuperação judicial.
Ontem, no entanto, em comunicado, a TAP confirmou que pretende participar também do controle de todo o grupo.
''É intenção da TAP voltar a incorporar as sociedades VEM e VarigLog no universo Varig no âmbito da sua futura participação acionista'', diz o comunicado distribuído ontem pela empresa portuguesa.
A TAP frisa ainda que VarigLog e VEM são importantes para seus planos de expansão. A VEM, por exemplo, é considerada estratégica para a TAP por oferecer um centro de manutenção de alta qualidade na América do Sul.
''Também a VarigLog possui um grande potencial de desenvolvimento das operações de carga da transportadora aérea portuguesa'', diz o comunicado da TAP, comandada por Fernando Pinto, ex-presidente da Varig.
Pela proposta, o BNDES financiaria a TAP, que compraria a VarigLog e VEM pelo valor mínimo de US$ 62 milhões. Em 90 dias seria feita uma avaliação das duas companhias. Caso o valor delas ultrapassasse os US$ 62 milhões, o BNDES aportaria a diferença. A participação do BNDES se daria sempre na proporção de dois para um: dois terços do banco e um do investidor.
Segundo a TAP, a conclusão dessa etapa deve ocorrer 30 dias após a aquisição de VarigLog e VEM, quando ''as partes acordarão definitivamente a avaliação das sociedades, sendo confirmada a posição da TAP como parceira estratégica nesta primeira fase do processo de reestruturação da Varig''.
Com Folhapress