Título: Alvo da mídia internacional
Autor: Paula Barcellos
Fonte: Jornal do Brasil, 07/11/2005, País, p. A3

Não foram apenas cartazes, gritos e manifestações em Mar Del Plata ou em Brasília que atingiram o presidente George W. Bush. A própria imprensa americana, nos últimos dias, não poupou seu presidente. No Herald Tribune, por exemplo, foi publicado ontem artigo que começava da seguinte forma: ''George W. Bush algumas vezes parece viver um período de Lei de Murphy na presidência, quando tudo que pode dar errado, de fato, dá errado''. A reportagem se referia aos manifestantes de Mar Del Plata como um ''verdadeiro rally anti-americano formado por 25 mil pessoas''. E, para completar, ainda caracterizavam Bush como o presidente menos popular de todos os tempos na visão da América Latina e de seus representantes.

O The New York Times também não hesitou nas críticas. Segundo o jornal, como Bush não conseguiu persuadir seus comparsas da América Latina e do Caribe para endossar o projeto de instauração da Alca, a Casa Branca espertamente se preveniu contra o fracasso e adotou um discurso que diminuía a importância da Cúpula e das viagens do presidente para a consolidação do acordo do bloco econômico.

Na mesma linha, encontram-se as matérias do USA Today. No site do jornal, logo após o primeiro encontro entre os presidentes Bush e Lula, entrou no ar uma reportagem que poderia ser lida como um conselho: ''Presidente Bush desconhecia até hoje (domingo) que teria mais trabalho em convencer o Brasil do valor de uma zona de livre comércio entre as Américas''.