Título: Primeira-dama cumpre agenda cultural
Autor: Patrícia Alencar
Fonte: Jornal do Brasil, 07/11/2005, Brasília, p. D1

A primeira-dama dos Estados Unidos, Laura Bush, cumpriu uma agenda cultural na sua à capital da República. Por volta das 10h15, ela chegou à Biblioteca Demonstrativa, na 506 Sul, onde conheceu o acervo de livros na língua inglesa da sala Elizabeth Bishop, poetisa norte-americana que viveu 20 anos no Brasil. O espaço foi criado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, em 2003, para incentivar o aprendizado do inglês. Laura Bush teve um encontro com cinco professores de inglês, entre eles o José Eugênio Alvim, do Centro Interescolar de Línguas de Brasília, que falou dos baixos salários pagos aos docentes no Brasil.

Antes de deixar a Biblioteca, rumo ao Memoria JK, a primeira-dama assistiu à apresentação do coral infantil da Escola de Música de Brasília, que cantou Aquarela do Brasil, do compositor Ary Barroso. Em seguida, a primeira-dama norte-americana seguiu para o Memorial JK, onde foi recepcionada pelo senador Paulo Octávio (PFL), sua mulher, Ana Christina Kubitschek, neta de JK, e pelos filhos do casal.

Laura Bush conheceu a coleção da obra do escritor inglês William Shakespeare, da coleção particular do ex-presidente JK, e percorreu outras exposições permanentes do Memorial. À saída, ela escreveu no livro de visitas: ''Este belo memorial é uma manfeira perfeita de lembrar e honrar o presidente Kubitschek. Estou contente de poder prestar meu respeito a esse grande homem''.

Uma estudante de Relações Internacionais tentou, sem sucesso, jogar ovos em Laura Bush, na entrada do Memorial. A jovem, que pediu para não ser identificada, foi presa por policiais militares e levada à 2ª Delegacia de Polícia. (P.A.)