Título: Bush é bombardeado por protestos antes da chegada
Autor: Lorenna Rodrigues e Cristiane Madeira
Fonte: Jornal do Brasil, 05/11/2005, País, p. A7

As manifestações contra a vinda do presidente norte-americano George W. Bush ao Brasil começaram antes mesmo da chegada dele ao País. Ontem, no Rio de Janeiro, um protesto em frente ao Consulado dos Estados Unidos foi marcado por confusão. Cerca de 300 pessoas jogaram pedras e rojões no prédio e foram repreendidos pela polícia militar a golpes de cassetetes. Os manifestantes começaram a passeata gritando palavras de ordem e rasgando bandeiras.

Em Brasília, a União Nacional dos Estudantes (UNE) encabeçou caminhadas em sinal de repúdio à Bush.

Em frente à representação norte-americana, os manifestantes queimaram um um boneco de Bush, com um bigodinho, em alusão ao ditador alemão Adolf Hitler.

À tarde, o protesto ficou por conta do cantor Alceu Valença, que lançou o forró Rala Bush. No centro da capital federal, o compositor pernambucano cantou na Rodoviária do Plano Piloto a música que dizia se Bush faz a guerra eu brinco de fazer neném.

Dezenas de pessoas - muitas sem nem saber o motivo do protesto - pararam para assistir à manifestação do artista.

- Não estou aqui para apoiar ou criticar nenhum governo, quero apenas, como cidadão brasileiro, mostrar meu desprezo à essa política norte-americana colonialista encerrada na pessoa do presidente Bush - explicou o cantor.

Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, as manifestações são para mostrar para Bush ''a verdadeira recepção que ele merece''.

- O presidente Lula faz churrasco para receber o Bush por questões diplomáticas. Nós estamos recebendo ele do jeito que ele é recebido no mundo todo, debaixo de vaias e protestos - afirma.

Os estudantes prometeram continuar com os protestos durante o fim-de-semana e ameaçaram tentar furar o esquema de segurança montado pelos americanos.

- Não daremos sossego a Bush até a último segundo dele no Brasil. Vamos tentar furar o esquema de segurança e mostrar mais de perto a nossa opinião - ameaçou o presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, Marcelo Gavião.

Bush chega ao Brasil no final da tarde de hoje. Amanhã ele será recebido po Lula na Granja do Torto.