Título: Muito por fazer, mas já com resultados
Autor: Israel Tabak
Fonte: Jornal do Brasil, 06/11/2005, País, p. A3

Há cinco meses, quando apareceram as primeiras denúncias de irregularidades nos Correios - com uma gravação que mostrava o então diretor de contratação e administração de material da estatal, Maurício Marinho, recebendo R$ 3 mil de propina - surgiu no Congresso o pedido de abertura da CPI dos Correios. Apesar de muitos prenúncios de que tudo poderia acabar em pizza, a comissão apresentou nesta semana seu resultado mais sólido: o mapeamento do esquema que levava dinheiro do Banco do Brasil diretamente ao caixa do PT. Sub-relator de movimentações financeiras da CPI, Gustavo Fruet afirma que este é só o início de uma investigação, mas que os resultados práticos já são notáveis:

- Toda a diretoria dos Correios, de Furnas, da Eletronorte e do Instituto de Resseguros do Brasil foi demitida. José Dirceu saiu da Casa Civil, Luís Gushiken deixou de ser ministro e passou a secretário. O governo mudou todo o plano de articulação política, todas as suas lideranças na Câmara estão sob investigação, entre eles o ex-líder Paulo Rocha (PT-PA), que renunciou, e o ex-presidente da Casa, João Paulo Cunha (PT-SP). Junto às denúncias, pela primeira vez no Brasil um presidente da Câmara renunciou e pela primeira vez um partido pequeno faz o presidente da Casa. E as pesquisas mostraram uma queda da confiança no presidente. Isto é brutal - ressalta.

Com a ampliação das denúncias, sobretudo depois de entrevistas bombásticas do então presidente do PTB, Roberto Jefferson, foram criadas mais duas comissão de investigação: a CPI do Mensalão e a dos Bingos. Dominada pela oposição, a dos Bingos tem investido em todo tipo de denúncia que surge envolvendo o governo e o PT. Na última semana, foi anexada a investigação dos dólares que Cuba teria enviado para a campanha do partido em 2002. Essa apuração se soma às investigações de cobrança de propina em prefeituras e à polêmica investigação da morte do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel. Os bingos só ficaram no nome.

- A oposição, que domina a CPI, consegue aprovar os requerimentos que acha necessários. Como são denúncias graves, acabam sendo investigadas. Apesar do volume de denúncias, vem avançando - garante o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

A CPI do Mensalão, que já foi apelidada de ''Comissão do Abafão'', é o inverso da CPI dos Bingos. Dominada pelos governistas, pouco tem avançado nas investigações sobre o mensalão do PT. Seu feito mais notável até agora foi obrigar o senador Eduardo Azeredo a renunciar à presidência do PSDB. Em meio à briga entre PT e PSDB, de olho nas eleições de 2006, cada partido ficou com uma CPI para atacar o outro.