Título: Internet alivia conta do telefone
Autor: Cristiane Crelier
Fonte: Jornal do Brasil, 06/11/2005, Economia & Negócios, p. A17

Novos serviços permitem queda de até 90% no custo de ligações interurbanas e internacionais, dispensando computador

Já é possível fazer ligações de longa distância pagando tarifa local, sem precisar sequer de um computador, levando as grandes operadoras de telefonia a um novo desafio. Após a febre do VoIP - sigla em inglês para serviço de voz sobre protocolo de internet, que transforma o micro num telefone e vem corroendo as receitas das empresas com DDD -, surge mais um serviço gratuito, que permite fazer interurbano pela rede até de um telefone público. No caso de quem tem parentes ou amigos morando no exterior, a economia na conta telefônica para quem usa o VoIP pode chegar a 90%. Empresas já oferecem o serviço no Brasil por meio de um aparelho que substitui o computador. O adaptador, contudo, ainda é caro para usuários residenciais de menor poder aquisitivo (preço entre R$ 400 e R$ 500) e o valor não é de ligação local, embora as tarifas sejam mais baixas que as de longa distância.

O serviço de VoIP é gratuito para conversas entre clientes de uma mesma empresa provedora e tem tarifas diferenciadas para quem deseja ligar, via computador, para um telefone fixo ou celular. É necessário, porém, um servidor de internet em banda larga. O programa pode ser instalado no computador ou no adaptador. Já há também uma versão portátil.

No Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações, 50% das residências têm telefone fixo, 38% contam com telefone celular e apenas 15% dispõem de internet - sendo que um número ainda menor explora a alta velocidade da banda larga, pré-requisito para o uso do VoIP. Com o novo serviço disponível para quem possui apenas telefone fixo, aumenta a possibilidade de evasão de clientes das operadoras tradicionais de telefonia de longa distância. Curiosamente, é uma tele fixa que assume papel pioneiro na exploração desse novo nicho de mercado. A GVT - empresa-espelho criada para aumentar a concorrência nas regiões Sul e Centro-Oeste, mas que hoje atua também no Sudeste - lançou no mês passado o serviço Papo POP, que dispensa o uso do computador.