Título: Queda em interurbanos afeta desempenho do setor
Autor: Bruno Rosa e Marcela Canavarro
Fonte: Jornal do Brasil, 06/11/2005, Economia & Negócios, p. A19

Para analista de telecomunicações, empresas terão que rever negócios para lucrar com novidade e não perder terreno

O efeito da concorrência com a internet, seja por conta do correio eletrônico, seja pelos serviços de VoIP, já afeta os resultados de todo o setor de telecomunicações. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento registrou queda de 1,7% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. O mau resultado foi puxado pela queda de receita nas operações de longa distância.

- As empresas já sentiram que não adianta lutar contra a maré. Até porque as empresas de televisão a cabo também estão oferecendo o VoIP e surgem como mais um competidor, além das empresas que oferecem exclusivamente o serviço - explica Roger Oey, analista de telecomunicações do Banif Investiment.

Na avaliação de Oey, as empresas de telefonia terão de mudar seu mix de produtos ou perderão clientes para empresas que oferecem tarifas menores.

- Com o VoIP, as tarifas caem, mas o tráfego aumenta. É uma realidade que está tomando conta do mercado. Por isso, é importante que as empresas de telefonia fixa invistam no novo sistema, que começa a crescer no Brasil, para manter seu número de clientes. A receita, de qualquer forma, será menor. Mas a briga será acirrada - explica Oey.

O crescimento VoIP no Brasil, no entanto, esbarra na baixa renda da população, na avaliação do analista. É necessário ter uma linha de telefone fixo em casa e internet com conexão em banda larga. Por isso, o real impacto da novidade sobre o mercado ainda pode levar cinco a seis anos. Oey leva em conta o preço de um modem, por exemplo, ou um aparelho de telefone especial para o novo sistema. Ambos saem por cerca de R$ 400.

- As empresas têm muito a ganhar com o VoIP, porque o serviço pode, de alguma forma, estimular uma maior penetração da internet via banda larga - completa Oey.

Nos Estados Unidos, por exemplo, as duas maiores companhias de longa distância do país, a AT&T e a MCI, foram vendidas depois de prejuízos seguidos. De acordo com cálculos da Federal Communications Commission (FCC, a Anatel americana), a tarifa interestadual caiu quase 95% na última década, de US$ 0,17 para US$ 0,01.

- O avanço da tecnologia sepultou de vez a telefonia de longa distância em países com renda alta como os da Europa - afirma Oey.

Tecnologia recente, o VoIP ainda confunde a cabeça de muita gente, até porque há diversos sistemas no mercado. Para o usuário mais conectado com as novidades, trocar o telefone pelo computador pode não fazer a menor diferença no dia-a-dia. É possível, por exemplo, conectar um aparelho de aspecto idêntico ao tradicional telefone fixo na internet em banda larga, viabilizando conversas telefônicas sem ajuda do computador.

A tecnologia possibilita também que empresas ampliem os recursos da rede para um avançado sistema de comunicações corporativas. É possível agregar funções do PABX, amplamente utilizado por empresas, como video-telefonia e call centers. Com a novidade, empresários podem fazer uma distribuição mais inteligente dos funcionários, que ganham mobilidade, já que os ramais podem ocupar, a cada dia, um aparelho diferente, conforme a senha utilizada.

O tráfego dos dados de voz pode ser feito diretamente pela rede IP ou convertidos, em algum ponto do processo, da telefonia fixa tradicional para o protocolo de internet, as chamadas redes híbridas. A conversão é feita através de uma espécie de ''tradução'' da voz no código binário do computador.

Uma terceira opção exige o uso de softwares de comunicação entre dois computadores. É o modelo do Skype, software que popularizou o tráfego de voz na internet entre usuários domésticos.

A grande adesão ao serviço se explica pela facilidade de uso - o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na internet -, mas não oferece a estabilidade e a segurança dos outros dois modelos. Por isso é mais adequado a usuários domésticos do que corporativos, já que estes usam com freqüência o telefone para conversas confidenciais e estratégicas.