Título: Apoio do governador não basta para virar o jogo
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 06/11/2005, Brasília, p. D3

O apoio do governador Joaquim Roriz (PMDB) foi testado na pesquisa divulgada pelo Ibope. Arruda teria 44% dos votos caso concorresse com Cristovam Buarque (PDT), 18%, Geraldo Magela (PT), 3%, Maninha (PSOL), 2%, e Maurício Corrêa (PMDB), 5%. Na situação descrita, Maurício seria expressamente apoiado pelo governador. O total de votos brancos e nulos seria de 20%. O resultado mostra que o apoio de Roriz não significa necessariamente transferência de votos. De acordo com os dados da pesquisa, Roriz não aumentaria mais que três pontos na contagem de votos do candidato apoiado pelo governador.

Se o apoio de Roriz fosse dado a Abadia, ela teria 13% dos votos. Arruda continuaria na frente com 40% dos votos, seguido por Cristovam, 18%, Magela, 4%, e Maninha, 2%. Brancos e nulos somariam 18%.

O apoio de Roriz a Filippelli não mudaria muito os votos do secretário. O pemedebista ficaria com 6%. Arruda teria 43%, Cristovam, 18%, Magela, 4%, e Maninha, 2%. Brancos e nulos totalizariam 20%.

O Ibope perguntou também se os eleitores mudariam o voto caso o governador declarasse apoio a algum candidato. Cinqüenta e dois porcento disseram que não, 15% responderam sim e 23% afirmaram que dependeria do candidato apoiado por Roriz.

Enquete - Nas pesquisas espontâneas, em que o entrevistado cita o nome do candidato em quem pretende votar, Arruda continua na frente, mas com total menor de votos. O deputado somaria 15% dos votos, Paulo Octávio, 6%, Roriz e Cristovam, 4% cada um, Abadia, 2%, e Magela, 1%. Brancos e nulos somariam 15%. Dentre os entrevistados, 50% não sabe ou não opinou.

Rejeição - O candidato com maior índice de rejeição apontado pelos entrevistados é o petista Geraldo Magela, com 18%. Cristovam vem em segundo lugar com 15% seguido de Maria Abadia com 9%, Paulo Octávio e Chico Vigilante, ambos com 7%.

O índice de rejeição do deputado Arruda foi de 5%. O menor índice apresentado foi de Sigmaringa Seixas, deputado federal pelo PT, e um dos pré-candidatos do partido.(L.N)