Título: Arruda chega a 46% em pesquisa
Autor: Luciana Navarro
Fonte: Jornal do Brasil, 06/11/2005, Brasília, p. D3

Ibope faz várias simulações de intenção de voto no Distrito Federal e deputado mantém maioria em todas as alternativas

Nas pesquisas de intenções de voto que acompanham a briga pelo Palácio do Buriti, o deputado José Roberto Arruda (PFL) amplia a sua frente. Pesquisa divulgada ontem pelo Ibope mostra o pefelista sempre em primeiro lugar, com pontuação variando entre 40 e 46%, dependendo dos candidatos citados pelos pesquisadores. Nas situações propostas na enquete, o número de votos brancos e nulos ocupa sempre o segundo lugar e oscila entre 19 e 26%.

Arruda, que estava na frente nas outras pesquisas apresentadas, aumentou a vantagem em relação aos outros candidatos. Na última pesquisa divulgada pelo Instituto O&P, Arruda tinha 33% das intenções de voto. Mesmo mantendo a liderança, o deputado preferiu não comemorar.

- Gato escaldado tem medo de água fria. Vou esperar ter todas as informações para depois comentar alguma coisa - afirmou, cauteloso.

Enquete -Nas perguntas induzidas, em que o nome dos candidatos são apresentados, Arruda teria 44% dos votos caso fosse o único candidato da base governista e concorresse com Cristovam Buarque (PDT), 20%, Geraldo Magela (PT), 4% e Maninha (PSOL), 3%. Os votos brancos e nulos totalizariam 23%.

Ainda como candidato único da base governista, Arruda teria 46% dos votos contra 20% de Cristovam , 3% de Maninha e 1% de Sigmaringa Seixas. Brancos e nulos somariam 23%. Com Chico Vigilante (PT) no lugar de Sigmaringa, o PT aumentaria os votos em apenas 1%. Os demais candidatos manteriam os percentuais.

Acrescentando a atual vice-governadora, Maria de Lourdes Abadia (PSDB), na disputa, apenas Magela ganharia votos. Arruda ficaria com 40%, Cristovam 16%, Magela 5%, Maninha 1%, Marício Corrêa 1% e Abadia 10%. Os votos brancos e nulos somariam 19%.

Com o deputado Chico Vigilante (PT) e o secretário de Infra-Estrutura, Tadeu Filippelli (PMDB), na disputa, Arruda teria 41% dos votos, Abadia permaneceria com 10% e Filippelli teria 2%. A esquerda seria liderada por Cristovam com 18% das intenções de voto. Vigilante e Maninha viriam bem atrás, com 2% cada um.

PFL - Com o senador Paulo Octávio representando o PFL no pleito, a disputa entre governistas e oposição seria mais apertada. O senador teria 26% dos votos contra 20% de Cristovam e 25% de brancos e nulos. Abadia teria 13% dos votos, Filippelli 5%, Chico Vigilante, 3%, e Maninha, 2%.

Caso Maurício Corrêa saísse pelo PMDB, Paulo Octávio levaria 29% dos votos, Cristovam, 20%, e Abadia, 13%. Magela somaria 3%, Maninha continuaria com 2% e o correligionário de Roriz teria 1%. Branco e nulos somariam 26%.

A disputa interna no PFL, entre Arruda e Paulo Octávio, não mostra sinais de chegar ao fim. Segundo o senador, presidente do partido no DF, o resultado é positivo para a legenda. Para ele, os números mostram que o PFL é bem aceito na sociedade brasiliense. Mesmo com diferença pequena em relação ao segundo candidato, Paulo Octávio não acredita que está em desvantagem em relação a Arruda, que tem uma média de 20 pontos em relação ao segundo colocado.

- Nunca fui candidato ao governo, sou o único entre todos que nunca apresentou o nome como candidato. Isso me dá um prejuízo que vou resgatar com minha campanha na rua - afirmou o senador.

Avaliação - O governo Joaquim Roriz também foi avaliado na pesquisa. Dentre os entrevistados, nada menos do que 70% apóiam a atuação do governador e 25% desaprovam, enquanto 5% não sabem ou não opinaram.